O SINTESE não é uma só pessoa, mas todas as professoras e professores filiados

Escrito por Caroline Santos Ligado .

Na manhã desta sexta, 25, o SINTESE, encerrou a série de encontros do Departamento de Bases Estadual para elaborar o plano de lutas para 2019. Desde o dia 16 que professores e professoras da rede estadual participam dos encontros nas sub sedes para avaliarem a ação do sindicato em 2018 e planejar a luta para 2019. O último encontro foi realizado no auditório do SINTESE com docentes que atuam nas escolas de Aracaju e da região metropolitana.

Vivemos uma conjuntura extremamente desafiadora diante do momento político que o Brasil passa e também no que diz respeito ao governo do Estado. A participação dos professores e professoras nesses espaços foi fundamental no planejamento das ações de luta em 2019.

O magistério da rede estadual tem uma pauta extensa que envolve desde a garantia do reajuste do piso e a recuperação da carreira, o enfrentamento da política de negação de matrícula, através do fechamento das escolas e a defesa da autonomia docente em um cenário de autoritarismo e engessamento do trabalho do educador via Base Nacional Curricular Comum tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio.

“Temos uma demanda de lutas muito grande para 2019 e essa construção coletiva, participativa e dialogada com os professores e professoras de todo o estado através dos oitoencontros realizados em todo estado é extremamente importante, pois parte daí a concepção de que SINTESE não tem dono, não é uma pessoa, mas os professores e professoras filiados de todo o estado, participando e construindo a luta”, avaliou a presidenta do SINTESE, professora Ivonete Cruz.

Agenda de lutas

28/01 – Vigília no Tribunal de Justiça a partir das 7h30 para acompanhar o julgamento da ação judicial que exige o reajuste do piso de 2016

01/02 – Encontro sobre Currículo a partir das 8h no auditório anexo a Escola Municipal Presidente Vargas

13/02 – Assembleia unificada rede estadual e redes municipais às 9h no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.