Teto de refeitório desaba em escola estadual em Boquim

Escrito por Caroline Santos Ligado .

Na manhã do dia 28, o forro do teto do refeitório do Centro Estadual de Educação Profissional Maria Fontes de Faria (Dona Marieta) desabou pouco antes do preparo do lanche do turno da manhã. A escola está localizada no bairro Temístocles de Santana no município de Boquim.

A informação repassada para a professora Adriana Santana que é integrante da coordenação da subsede Centro-Sul é que na semana passada os estudantes tinham alertado a equipe diretiva que o teto apresentava problemas e havia uma situação de risco. Não houve uma ação efetiva da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura -SEDUC para solucionar o problema. Por sorte ninguém se machucou. No dia seguinte ao ocorrido, a SEDUC já estava com trabalhadores na escola para consertar o forro.

A professora Adriana, inclusive, foi hostilizada pela direção da escola ao tentar fazer registros fotográficos do ocorrido. “Estava cumprindo o meu papel de representante do magistério em fazer o registro do ocorrido para solicitar providências à Secretaria de Estado da Educação. O dirigente sindical não pode ser proibido de realizar suas funções, isso é, inclusive uma afronta a Constituição e as resoluções da Organização Internacional do Trabalho”, aponta Adriana.

O centro foi construído em 2014 custou R$ 4,28 milhões e oferta cursos profissionalizantes voltados para a fruticultura e segurança do trabalho.

A dirigente sindical também ressalta a falta de uma política de manutenção das escolas. “Caso houvesse uma política séria de manutenção isso não teria acontecido”, finaliza.