Em defesa da Universidade Federal de Sergipe

Escrito por Super User Ligado .

O SINTESE repudia com toda a veemência as declarações do ministro Onyx manchete onixfakenewsLorenzoni proferidas na última quarta, 30, em que se utiliza de fake news para atacar a Universidade Federal de Sergipe, única instituição pública de ensino superior em nosso estado, e patrimônio imaterial da sociedade sergipana,

Depois de atacar com corte de 30% dos recursos da Universidade Federal da Bahia – UFBA, da Universidade de Brasília – UnB e da Universidade Federal Fluminense - UFF, o governo Bolsonaro destacou Onyx Lorenzoni para desqualificar a Universidade Federal de Sergipe - UFS,.

Como tem sido a prática deste governo, as mentiras (fake news) são propositadamente colocadas em rede nacional para convencer parte da população de que o investimento em educação superior pública e gratuita não é obrigação do governo federal.

Mas vamos aos fatos: A UFS conta 47 programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), quatro destes programas (Biotecnologia, Ciências da Saúde, Desenvolvimento e Meio Ambiente e Sociologia) foram avaliados com a nota 5 (nota máxima) da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Aproximadamente 90% dos alunos de mestrado (1.511) e doutorado (724) do estado de Sergipe são da UFS. O número de programas de pós-graduação da UFS saiu de 10 em 2007 para 54 em 2018, um crescimento de 440%.

Entre 1984 e 2017 78% da produção tecnológica no Estado de Sergipe na concessão de patentes veio da UFS. Setenta por centos dos bolsistas na área de tecnologia são da instituição de ensino superior pública sergipana.

Para além dos números, como sindicato de profissionais da Educação nunca nos furtaremos da defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, seja ela na Educação Básica ou no Ensino Superior e ainda mais no caso da Universidade Federal de Sergipe que em seus 50 anos de atuação tem profunda relevância científica e social para o Estado de Sergipe.

Engana-se o governo Bolsonaro de que não haveria reação. Ela está em curso. Todos e todas defenderemos até o fim a Universidade Federal de Sergipe.