Indiaroba: Conselho Municipal de Educação aprova resolução garantindo liberdade de expressão nas escolas

Escrito por Super User Ligado . Publicado em Redes Municipais

O Conselho Municipal de Educação de Indiaroba é o primeiro, após o Conselho manchete indiaroba liberdadeEstadual, a aprovar resolução garantindo a liberdade de expressão nas escolas públicas e privadas do município. A aprovação ocorreu reunião ocorrida na ultima segunda, dia 17. Para conhecer a resolução municipal clique aqui

“Estávamos em reunião com os conselheiros para discutir sobre currículo, então aproveitamos a ocasião e apresentamos a proposta de resolução que foi discutida pelos conselheiros e aprovada por unanimidade”, conta Wanderclan Nascimento, vice-coordenador da subsede Sul do SINTESE.

A exemplo da resolução aprovada pelo Conselho Estadual de Educação (clique aqui), o documento aprovado em Indiaroba assegura o direito de ensinar e a liberdade de expressão dos docentes estabelecidos pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB.

A resolução prevê que a Secretaria Municipal de Educação realize companhas de divulgação ressaltando as garantias previstas na legislação para os docentes referentes a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, divulgar o pensamento, a arte e o saber, além dos princípios da LDB.

“Vivemos momentos complexos, onde educadores e educadoras estão sentindo o seu direito de ensinar ameaçado. Aprovar uma resolução como esta é garantir a autonomia do papel pedagógico do docente de colocar todas as concepções ideológicas que contribuem para a formação humana”, aponta o vice-presidente do SINTESE, Roberto Silva dos Santos.

Para o sindicato é importante que os demais conselhos municipais de Educação também aprovem resoluções semelhantes.