Mobilização no Agreste: Circuito Forró dos Sem Piso consegue agendar audiências nos seis municípios

Escrito por Caroline Santos Ligado . Publicado em Redes Municipais

 

Audiências marcadas nos seis municípios do Circuito Forró dos Sem Piso. Esse foi o resultado da mobilização na região Agreste da última quarta, dia 10. Duas destas (Malhador e Frei Paulo) foram marcadas logo após a divulgação do evento.

No dia marcado, o circuito percorreu os municípios de Carira, Pedra Mole, Pinhão e São Domingos.

“Planejamos esta agenda de luta com o objetivo de agendar audiências com os municípios da região que não implementaram o reajuste do piso e só conseguimos com a luta, mobilização e disposição dos professores e professoras de cada município”, aponta a coordenadora geral da subsede Agreste, Rita de Cássia dos Santos.

As fortes chuvas não desanimaram o magistério que foram para cada prefeitura reivindicar o direito ao reajuste do piso. “Não podemos abrir mão do nosso direito. Aqui em São Domingos são três anos sem reajuste. É um cenário difícil, mas não vamos esmorecer da luta”, disse a professora de História Jedclaudia Silva do Vasco.

São Domingos

O município deve o reajuste do piso dos anos de 2017, 2018 e 2019. O cenário econômico é favorável. “O município fez o ‘dever de casa’ e aumentou o número de matrículas. Isso é importante não só para garantir o direito à Educação para todas e todos, mas também no que diz respeito ao aumento de recursos”, aponta a vice-coordenadora da subsede Agreste, professora Milena Santana. A audiência acontece no dia 17.

Pinhão

O município vive uma situação inusitada. A lei que estabelece o reajuste do piso de 2019 já foi aprovada na Câmara de Vereadores, a prefeita Ana Rosa sancionou no mês de maio e até o momento o pagamento não foi efetivado.

Com a passagem do circuito do Forró dos Sem Piso no município, o secretário de Educação, Rildo dos Santos Andrade, informou (via ofício) que o reajuste será pago no salário do mês de julho e que a audiência para resolver outros problemas foi agendada para o mês de agosto.

Pedra Mole

Sem garantir o reajuste do piso nos anos de 2018 e 2019, o município também foi visitado pelo circuito e após uma breve ocupação do prédio da prefeitura, o secretário de Educação entrou ofício agendando audiência também para o dia 17 deste mês.

Carira

Outro município que deve ao magistério a implementação de três reajustes do piso (2017, 2018 e 2019). Na véspera do circuito, a prefeitura enviou ofício para a subsede marcando audiência para o dia 29 deste mês.