Imprimir

Para o SINTESE não há razão para o magistério solicitar desconto da contribuição sindical

Escrito por Caroline Santos Ligado . Publicado em Rede Estadual


Circula desde ontem (16) em grupos do whatsapp reprodução de uma comunicação interna da Secretaria de Estado da Educação sobre a questão da contribuição sindical (também conhecido como imposto sindical).  

Após a Reforma Trabalhista (aprovada em novembro do ano passado) a contribuição (que era descontada obrigatoriamente todo mês de março) passou a ser optativa.

O SINTESE sempre foi contrário ao desconto do imposto sindical. Quando passou a ser obrigatório para os servidores públicos (em 2009) o sindicato sempre solicitou ao governo do Estado e as prefeituras que não realizassem o desconto.

Diante da obrigatoriedade do recebimento dos recursos, o SINTESE passou a devolver àqueles que solicitavam à parte que cabia ao sindicato (60% do total).

A entidade compreende que seu financiamento deve vir das contribuições voluntárias dos filiados e filiadas, por isso não há razão para os professores e professoras da rede estadual solicitarem o desconto da contribuição anual e reafirma a importância da filiação de professores e professoras para contribuir na luta pelos direitos do magistério e na construção de uma educação de qualidade social para todos e todas.