Imprimir

Professoras e professores aposentados fazem plenária para traçar ações de luta

Escrito por Luana Capistrano Ligado . Publicado em Rede Estadual

Nesta quarta-feira, 25, a partir das 9h, professoras e professores aposentados da rede estadual de ensino farão plenária, no Instituto Geográfico e Histórico de Sergipe, em Aracaju. Na pauta de discussão estarão os seguintes temas:

1- Luta contra atraso e parcelamento de salário;

2-Luta pela recuperação da carreira

3- Luta pela capitalização do Sergipe Previdência

A ideia é que professoras e professores aposentados criem uma agenda com encaminhamentos de luta e ações que visem combater os desmandos e a forma desrespeitosa como o Governo do Estado tem tratado aqueles e aquelas que deram suas vidas e que ao longo de 30, 33, 35 anos contribuíram para a educação de crianças, jovens e adultos de Sergipe.

Pauta de luta

Mês após mês professoras e professores aposentadas convivem com o fantasma da incerteza. Eles nunca sabem que dia seus proventos de aposentadoria serão depositados em suas contas. Esta situação teve início em 2015 e só se agravou.

Assim como os professores e professoras que estão na ativa, a destruição da carreira do magistério, diante de cinco anos (2012, 2015, 2016, 2017 e 2018) sem reajuste do piso salarial, também atinge professoras e professores aposentados e faz com seu poder aquisitivo diminua ano após ano.

Os professores e professoras aposentados têm levado aos quatro conatos do estado o debate sobre a urgente necessidade de capitalização do Sergipe Previdência. A luta é para assegurar o direito à aposentadoria dos servidores que hoje estão aposentados e daqueles que ainda se aposentarão.

“Nós aposentadas estamos sofrendo em triplo: sofremos com o atraso no pagamento de nossos salários, sofremos com o parcelamento dos nossos salários e sofremos também com política de desvalorização e empobrecimento do magistério de Sergipe. Mas mesmo diante de tantas adversidades nos mantemos erguidos e na luta por nossos direitos. A plenária que vai ocorrerá nesta quarta-feira, dia 25, servirá para traçarmos nossa estratégia, pensarmos em uma agenda e em um plano de mobilização para seguirmos combatendo os desmandos e todo os desrespeito que o Governo de Sergipe tem destinado, ao longo dos últimos anos, a nós aposentado. Esperamos contar com a presença massiva de professoras e professores aposentados de nosso estado”, convoca a diretora do departamento de aposentados do SINTESE, professora Maria Lucia Santos.