Infância, linguagem, cultura e diversidade são temas de Oficina Pedagógica da Resistência

Escrito por sintese Ligado . Publicado em oficinas

No dia 03 de julho, no auditório do SINDIPREV, na rua Vila Cristina, 222, inicia a oficina “Infância, linguagem, cultura e diversidade” ministrada pela professora Cristina Martins do departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe.

O objetivo desta oficina é fazer uma reflexão das práticas de trabalho com as crianças em sala de aula voltadas para os conteúdos de linguagem, cultura e diversidade. “A pergunta para refletir é: até que ponto respeitamos as formas de aprender das crianças, seus modos de entender o mundo e manifestar sua cultura.  Pensamos numa infância produtora de cultura e diversidades ou achamos que criança não sabe nada  e esta na escola pra aprender tudo que os adultos ensinam”, questiona Cristina Martins.

Essa reflexão será feita através da discussão de textos, filmes e trabalhos práticos a partir da confecção de bonecos, máscaras, teatro de sombras, texto e desenhos baseados em obras de pintores nacionais que pintaram a infância.

Cristina Martins considera as oficinas realizadas pelo SINTESE uma iniciativa importante do ponto de vista da formação política do professor e que não se desvincula da prática docente. “Pensar a prática em sala de aula também é pensar a sua tarefa na produção ou reprodução do conhecimento e da relação com os sujeitos da escola”, finalizou.

As inscrições para esta e para as oficinas, D, E, F, G H, K e L ainda estão abertas no site do SINTESE.