Estado de SE gasta R$174 mil em livros defeituosos para o Alfa e Beto

Escrito por Caroline Santos Ligado . Publicado em Rede Estadual

Está no Diário Oficial do dia 09 de abril, o Governo do Estado gastou R$174,911,00 na compra os livros para o programa “Alfa e Beto”. Livros que contam com graves erros e que não contribuem para a educação pública da rede estadual.

“Apesar de ter acesso ao livro gratuito distribuído pelo Ministério da Educação e escolhido pelos professores, o governo do Estado preferiu gastar recursos com livros defeituosos, onde poderia ter aplicado em outra coisa”, comentou o diretor de Comunicação do SINTESE, Roberto Silva dos Santos.

A implantação do programa Alfa e Beto em toda a rede estadual é assunto de debate que ocorre neste sábado, dia 05, a partir das 8h, no auditório do Sindicato dos Médicos com a professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe – DED/UFS, Lianna Torres, uma das autoras do livro “Política pública de educação para as séries iniciais: Estudo sobre os programas Alfa e Beto, Se Liga e Acelera nas escolas públicas da rede estadual de Sergipe” junto com a também professora do DED/UFS, Sônia Meire de Jesus.

Pelo estudo feito do material e por reuniões com os professores as autoras analisaram que: “Os programas Alfa e Beto, Se Liga e Acelera não levam em conta os estudos da lingüística e da sociolinguística . A prática da escrita e da leitura não ultrapassa a artificialidade do uso da linguagem na sala de aula, não garante o domínio efetivo da língua padrão em suas modalidades oral e escrita”.

“É identificado uma concepção de alfabetização, de ensino e aprendizagem mecânica, fragmentada, hierarquizada, que nega ao aprendiz a reflexão sobre a sua aprendizagem”, afirmou Sônia Meire.

Cada participante (filiado e quem se filiar no momento do encontro)  terá direito a um exemplar do livro.