Imprimir

‘Perspectiva de gênero e luta de classe em uma sociedade capitalista’ é tema da formação da Secretaria da Mulher da CUT/SE

Escrito por Caroline Santos Ligado . Publicado em Sociedade

A Secretaria da Mulher da Central Única dos Trabalhadores promove, no dia 27 de janeiro, o curso ‘Perspectiva de gênero e luta de classe em uma sociedade capitalista’, das 8h às 17h, no Auditório da CUT/SE, localizado na Rua Porto da Folha, 1039, bairro Getúlio Vargas.

A palestrante convidada, Dinamara Garcia Feldens, é pesquisadora e professora da Universidade Federal de Sergipe, possui licenciatura em História, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS e pós-doutorado pela Universidade Complutense de Madrid UCM em Filosofia da Educação.

Atualmente a professora é avaliadora da CAPES na área do ensino PAEP/DPB, desenvolve projetos científicos e de extensão vinculados ao tema poder na contemporaneidade e trabalha principalmente com os temas: filosofia da diferença, epistemologia do conhecimento, estudos de gênero, poder, corpo e cultura.

A secretária da Mulher da CUT/SE, Ana Luzia Costa Santos, convida especialmente mulheres sindicalistas e militantes do movimento social que estão lutando contra o golpe. “Não é só porque nós vivemos numa sociedade capitalista, mas também porque estamos sob um golpe no Brasil e as pessoas mais prejudicadas foram as mulheres. A compreensão do ataque promovido pelas reformas do governo golpista é muito importante neste momento. Então o curso vai tratar sobre o lugar da mulher na sociedade capitalista. Muitas mulheres ainda não perceberam que precisam atuar no movimento sindical e na vida política, lutar contra o machismo por uma questão de sobrevivência também nas relações políticas e sindicais. O capitalismo se apropria do corpo da mulher, da vida social, então temos que compreender o feminismo na ótica da luta de classes”.