Imprimir

Xaxado é atração cultural do 2º dia da X Conferência

Escrito por Caroline Santos Ligado . Publicado em X Conferência

Alunos do grupo “No Rastro dos Cangaceiros” da Escola Municipal Zumbi dos Palmares apresentaram o xaxado na X Conferência. A escola fica no assentamento Jacaré Curituba em Poço Redondo. O trabalho coordenador pela professora Rita tem como o objetivo o resgate da cultural popular.

A escolha do xaxado se deu porque em Poço Redondo a cultura tem uma grande influência do período do Cangaço, o grupo de Lampião teve passagem por Poço Redondo. O grupo além de mostrar e preservar os passos da dança também trabalham com músicas de Luiz Gonzaga.

O xaxado é uma dança vinda dos bandos cangaceiros que a utilizavam como forma de diversão, mas também como forma de reverência aos seus mortos. No início as mulheres não dançavam xaxado porque elas não faziam parte dos grupos cangaceiros, por isso os homens dançavam com suas armas mas com a entrada de Maria Bonita ao bando de Lampião e a participação de outras mulheres elas foram introduzidas a essa dança de passos elegantes, mas firmes que demonstram a força dos cangaceiros que atuam no sertão.