Imprimir

Encontro de Educadores Aposentados lota auditório da OAB

Escrito por sintese Ligado . Publicado em Nossos direitos

Aposentados, sim. Inativos, nunca. Educadores, sempre. Essas eram as palavras escritas na camisa da professora Maria José Nascimento que formou o grupo dos mais de 230 professores presentes no ‘Encontro Estadual dos (as) Educadores (as) Aposentados (as)’, que lotou o auditório da OAB na manhã de hoje, quinta-feira, dia 9. Entre os tópicos da pauta, um dos principais assuntos foi a definição de uma metodologia para a eleição dos (as) Delegados (as) que participarão do XIII Congresso do SINTESE, previsto para acontecer no período de 10 a 13 de novembro deste ano, no Iate Clube de Aracaju.

 

Outros temas discutidos foram os processos do IPES e do Redutor Salarial; as inscrições para o 3º Curso Estadual de Formação e Vivência com os Educadores Aposentados de Sergipe, que acontece de 23 a 25 de setembro, na Chácara João XXIII, em Salgado-SE, e a Confraternização Natalina dos (as) Educadores (as) Aposentados (as), marcada para às 20h do dia 11 de dezembro, no Iate Clube de Aracaju.

A professora Sônia Maria dos Santos, diretora do Departamento dos Aposentados do Sintese, defende que toda oportunidade de debate e interação entre os professores aposentados é muito importante. “A articulação dos aposentados acontece principalmente nessas ocasiões, já que os colegas não se encontram mais nos locais de trabalho”, explica a professora.

Sônia Maria revela que em Sergipe a atual luta dos mais de 4 mil e 500 professoras e professores aposentados é pela manutenção dos direitos conquistados com muita luta. “Temos muita clareza de que todas as conquistas da categoria devem favorecer tanto aos profissionais da ativa quanto aos aposentados. Em Sergipe essa disparidade não tem acontecido graças à consciência e luta dos aposentados, que em nenhum mandato de diferentes governantes abriu mão dos direitos conquistados”, comemora a professora.

A eleição dos delegados que irão participar do 13º Congresso dos Professores do Estado de Sergipe está marcada para o dia 22 de setembro, e também será no auditório da OAB. Sônia Maria acrescenta que no evento os professores aposentados têm direito à mesma representatividade que os profissionais da ativa.

VEJA MAIS FOTOS


{gallery}aposentados_9_9_10{/gallery}