Imprimir

SINTESE inicia nesta quinta o II Fórum de Práticas Pedagógicas

Escrito por Caroline Santos Ligado . Publicado em Fórum de Práticas Pedagógicas

O SINTESE realiza nos dias 15 e 16 (quinta e sexta) no prédio da Unit/Centro a segunda edição do Fórum de Práticas Pedagógicas. O evento tem como objetivo fomentar a discussão, a reflexão e a troca de experiências entre os educadores e educadoras a partir da socialização de diferentes práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas públicas de Sergipe.

Educadores filiados ao SINTESE (da rede estadual e municipal), professores da rede municipal de Aracaju, do Instituto Federal de Sergipe e do Colégio de Aplicação puderam inscrever seus projetos pedagógicos. O evento também é aberto para estudantes de licenciatura regularmente matriculados.

“Para o SINTESE o Fórum de Práticas Pedagógicas é um espaço importantíssimo para a educação pública, pois se discute o fazer pedagógico, a ação de cada professor em sala de aula, numa perspectiva da escola como um espaço de transformação da sociedade”, diz Ivonete Cruz, vice-presidenta do SINTESE.

O evento é dividido em mesas-redondas, rodas de conversa, espaço para exposição das práticas pedagógicas e apresentações culturais.

O fórum se apresenta como a consolidação de um importante espaço coletivo e democrático de debates, produção, reflexão e engajamento na construção de uma nova  concepção de educação proposta pelo “Projeto Escola Democrática e Popular: a educação que queremos”, construído coletivamente pela categoria.

“O ponto comum dos projetos apresentados é a importância do protagonismo da comunidade, pois esse é um ponto chave me nossas escolas. Fazer com que pais, alunos, funcionários, professores construam e participem coletivamente das práticas pedagógicas, pois só com a participação efetiva de todos os atores sociais que fazem a escola é que poderemos construir cidadãos emancipados para fazer a mudança na sociedade”, aponta Leila Angélica Moraes, coordenadora do evento.

PROGRAMAÇÃO

15/05

8h - Solenidade de Abertura

9h às 12h - Tema: A importância das Práticas Pedagógicas no Processo de Construção da Escola Democrática e Popular

Palestrantes: Professor Dr. André Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora/MG
Professora Dra. Lianna Torres, Universidade Federal de Sergipe

14h às 18h - Rodas de Conversas - Apresentação das Práticas Pedagógicas inscritas

 16/05

8h às 12h - Encontrão das Rodas de Conversa
Coordenação: Professora Ivonete Cruz, Professora Leila Moraes

14h às 18h - As Práticas Pedagógicas Transgressoras no Cotidiano da Escola
Palestrantes: Professor Dr. José Mário Aleluia, UFS
Professora Dra. Rubia Cristina Cruz, Centro Universitário Salesiano de S. Paulo,
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada - GEPEC/UNICAMP e rede municipal de ensino de Campinas/SP.