Imprimir

Professores compartilham conhecimentos em apresentações de práticas pedagógicas

Escrito por Luana Capistrano Ligado . Publicado em Fórum de Práticas Pedagógicas

Um dos momentos mais esperados do II Fórum de Práticas Pedagógicas, promovido pelo SINTESE, foi semDurante as rodas de conversa foram apresentadas 52 práticas pedagógicasDurante as rodas de conversa foram apresentadas 52 práticas pedagógicas dúvida as ‘rodas de conversa’, que aconteceram na tarde do dia 15 de maio. Um momento em que professores de todas as regiões do estado compartilham experiências e trocam conhecimentos a partir da apresentação de práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas da rede pública.

O espaço das rodas de conversa proporcionou aos professores a oportunidade de debater questões relevantes à prática pedagógica, ampliar seus referenciais teóricos e metodológicos, além de identificar problemas que vivem no dia a dia e refletir coletivamente um modo de solucionar estes problemas.

Práticas

Entre as práticas pedagógicas apresentas estava o ‘Baú de leitura’, desenvolvido na Escola Municipal Francisco José dos Santos, no município de Simão Dias, pela professora Cristina Alves. O ‘Baú de Leitura’ visa trabalhar a literatura com crianças do 1º ao 5º ano, do ensino fundamental, de forma atrativa e criativa. A professora explicou que cada criança recebeu um baú contendo livros da literatura infantil, que traziam diversas temáticas.

Os alunos liam os livros e após este momento compartilhavam com seus colegas as histórias através decristina forumcristina forum representações teatrais, desenhos, entre outros. O projeto foi desenvolvido entre os meses de julho e dezembro de 2013. A professora Cristina Alves relatou que a evolução dos alunos com o projeto foi impressionante. “Percebemos melhoras na escrita, na leitura, na expressão e na interpretação oral do texto. A cada apresentação víamos como os alunos se esforçavam para fazer o melhor e isso era muito gratificante”, contou a professora.

Para Cristina Alves estar em um espaço em que possa compartilhar sua prática pedagógica e conhecer tantas outras só contribui para o aprimoramento profissional. “Um espaço que podemos compartilhar, tocar ideias só contribui para enriquecer cada vez mais a nossa prática. Estou muito feliz em poder participar deste momento do Fórum”, declarou a professora.

Outra prática pedagógica mostrada foi o ‘Reconhecimento das etnias formadoras do povo brasileiro’,A prática da professora, Iara Menezes, envolveu 150 alunos do 9º ano da Escola Municipal José Romão do Nascimento, em Areia BrancaA prática da professora, Iara Menezes, envolveu 150 alunos do 9º ano da Escola Municipal José Romão do Nascimento, em Areia Branca desenvolvida com alunos do 9º ano, da Escola Municipal José Romão do Nascimento, em Areia Branca, pelos professores Iara Menezes (História) e Aldair de Jesus (Português).  O projeto surgiu com intuito de trabalhar a identidade cultural e racial entre os alunos. “Percebemos que os nossos alunos não tinham uma identidade racial definida. Eles não se reconheciam enquanto negros ou enquanto índio. Este não reconhecimento racial nos estimulou a desenvolver o projeto para mostrar aos alunos a importâncias das três etnias (brancos, negros e índios) na formação do povo brasileiro”, explico a professora, Iara Menezes.

O projeto envolveu 150 alunos e foi executado entre os meses de julho a novembro de 2013. Os pontos altos do projeto foi a visita dos estudantes a tribo Karri Xóco, no município alagoano de Porto Real do Colégio e ao povoado Mussuca, uma comunidade remanescente quilombola, que pertence ao município de Laranjeira - SE.

Para a professora Iara Menezes o II Fórum de Práticas Pedagógicas foi uma oportunidade de aprimoramento e troca. “É um espaço fundamental para a nossa formação. Aqui reafirmamos nossa identidade de professor, já que nos reconhecemos nos colegas e eles se reconhecem em nós seja nas dificuldades, nas emoções e nas conquistas do dia a dia. É sem dúvida uma oportunidade de aprimoramos o nosso conhecimento e de reoxigenar as nossas práticas” avaliou a professora Iara.

Ao todo 52 práticas pedagógicas forma apresentadas durante o Fórum. Na manhã do dia 16 de maio, aconteceu o encontrão das ‘Rodas de Conversa’, momento em que os coordenadores das Rodas compartilharam com todos os participantes resumos das práticas pedagógicas inscritas.