Semana de Ação Mundial 2012 elege como tema direitos da primeira infância

Escrito por Caroline Santos Ligado . Publicado em Mundo

De 23 a 29 de abril de 2012 acontece mais uma Semana de Ação Mundial pela Educação (SAME) para reivindicar educação pública e de qualidade para todos e todas. Neste ano, as coalizões de educação vão trabalhar com o tema “Direitos desde o princípio: Educação e Cuidados na Primeira Infância já!”. Para nortear as ações, a Campanha Mundial pela Educação (CME) – coordenadora mundial da Semana – já divulgou o pacote de planejamento desta mobilização mundial.

De acordo com a CME, a SAME deste ano estará direcionada a propor aos governos que: deem prioridade à Educação e Cuidados na Primeira Infância; desenvolvam o currículo e o corpo docente; estabeleçam mecanismos e políticas para acabar com a discriminação e aumentem o investimento na educação e cuidados da Semana.

O tema da educação na primeira infância foi escolhido por ser considerado um dos objetivos da Educação para Todos e Todas (EPT) que recebe menos atenção mesmo com a ratificação de convênios regionais e internacionais que se comprometem com os direitos da infância. A partir desta constatação, o desafio é desenvolver um programa abrangente para os direitos da infância que reconheça as crianças como sujeitos de direito.

Neste ano, a atenção será voltada para pais, mães, cuidadores da primeira infância e para o Estado, visando seu papel de garantidor de direitos. CME e coalizões de educação consideram seu dever, como agentes da sociedade civil, relembrar aos Estados quais são suas obrigações e instigar a tomada de consciência sobre aspectos de grande importância no desenvolvimento de meninos e meninas.

A campanha 2012 terá características diferentes das anteriores. Ao invés de focar o acesso e a continuidade em um sistema educativo de mais qualidade, a campanha focará acesso e qualidade, assim como outros fatores que tornem possível um bom começo. “Com isso, queremos dizer que observaremos o entorno onde vivem as crianças, sua saúde, nutrição, cuidados em geral, estímulos e bem-estar”, esclarece o pacote de planejamento da Semana.

Para ajudar a divulgar a Semana de Ação Global e suas demandas, CME sugere ações como a criação de blogs com notícias sobre a SAME e o tema da primeira infância; desenvolvimento de diálogo com os departamentos governamentais que lidam com a infância para defender os direitos garantidos às crianças; e a criação de propostas criativas e atividades para divulgar e chamar atenção para a educação na primeira infância.

A primeira mobilização sugerida é o ‘Grande Desenho’. A atividade sugere que, em creches e escolas, crianças de educação primária desenhem, pintem ou tirem fotografias relacionadas à sua experiência educativa. A intenção é que elas sejam incentivadas a dar suas sugestões para melhorar a educação.

SAME

A Semana de Ação Mundial pela Educação é uma iniciativa da Campanha Mundial pela Educação para pressionar líderes e políticos a garantir educação pública de qualidade para todos e todas. A Semana é realizada desde 2003 e acontece concomitantemente em 100 países. Seu foco principal e exigir o cumprimento do Programa de Educação para Todos e dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU).

No Brasil, a Semana é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que produz e distribui materiais de apoio e realiza inúmeras atividades junto com diversos parceiros. Desde 2003, a Semana já mobilizou mais de 43 milhões de  pessoas em todo o mundo.

A campanha vai realizar ações envolvendo a Educação Infantil e o Plano Nacional de Educação

Outras informações podem ser obtidas em: http://www.cme-espana.org/

Com informações de Natasha Pitts, da Adital