Venezuela comemora 6º ano de erradicação do analfabetismo

Escrito por sintese Ligado . Publicado em Mundo

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, destacou hoje (29) a ajuda que recebeu do governo cubano com o método educativo "Eu posso sim" [Yo sí puedo]. A Venezuela comemora hoje o 6º aniversário da declaração do país como território livre de analfabetismo.



Durante uma chamada telefônica com os promotores do Grande Pólo Patriótico, reunidos no Teatro Teresa Carreño, o mandatário saudou "esse milhão e meio de compatriotas que aprenderam a ler e escrever, alguns com 80 anos e mais".

Chávez felicitou "Cuba Revolucionária, que pôs a nossa disposição seu método Yo sí puedo e toda a experiência de Fidel Castro e do povo cubano. Obrigado, Cuba; Obrigado, Fidel, neste aniversário".

Chávez lembrou que, há seis anos, a Venezuela foi declarada território livre de analfabetismo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), devido à aplicação da Missão Robinson, que chegou aos lugares mais recônditos do país para oferecer a possibilidade de aprender a ler e escrever a pessoas que no passado não tiveram esta oportunidade.

Entre outros pontos, o programa contribui com a capacitação integral e presta apoio às iniciativas socioprodutivas dos estudantes, sem levar em conta a idade e sexo. Inclui indígenas, reclusos, afrodescendentes, imigrantes, integrantes da Missão Negra Hipólita e pessoas com necessidades especiais.

Fonte: Prensa Latina