Carregadoras de Sonhos será exibido em evento nacional

Escrito por Vozes da Educação Ligado . Publicado em Cultural

O filme Carregadoras de Sonhos será exibido durante as atividades de lançamento da Vozes da Educação – Rede pela Valorização dos/as Docentes Latino-american@s, que acontece em 9/11, das 9h às 18h30, na sede da ONG Ação Educativa. O filme, produzido pelo SINTESE, mistura realismo e poesia ao mostrar um dia de trabalho de quatro professoras da rede pública de ensino do Sergipe.

A partir da descrição de seu cotidiano dentro e fora da escola, as professoras apresentam uma análise do sistema educacional brasileiro e dos desafios da efetivação da educação enquanto um direto.

Nesta confluência de documentário e ficção, Edielma, Maraisa, Marta e Rose expõem a realidade de trabalhadoras e trabalhadores da educação, com abordagens relacionadas a questões de gênero e do sistema educacional como um todo.

Trata-se de um longa-metragem financiado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese), e que combina depoimentos com um roteiro construído com elementos próprios da ficção.

A proposta de produzir um filme surgiu em 2008, durante Congresso do Sintese, a partir do relato por filiadas/os acerca de suas condições de trabalho, denunciado problemas relativos a violência, transporte, salário e condições precárias de ensino, dentre outros.

O filme é dirigido pelo cineasta Deivison Fiúza, possui legendas em espanhol, francês e inglês, e já foi inscrito em mais de 60 festivais nacionais e internacionais de lo