XV Congresso: Salomão Ximenes lança livro sobre qualidade na educação

Escrito por Caroline Santos Ligado . Publicado em XV Congresso

Salomão Ximenes

Participante da conferência sobre a análise de conjuntura internacional, nacional e educacional, o Prof. Dr. Salomão Ximenes também fez o lançamento do seu livro “Direito à Qualidade na Educação Básica – Teoria e Crítica”.

Resultado de sua tese de doutorado e de sua trajetória em defesa da escola pública e dos direitos humanos, a publicação provoca reflexão sobre a disputa de sentidos políticas de promoção da qualidade na educação. A Constituição Federal brasileira define um conjunto de princípios a serem efetivados na educação escolar, dentre eles o direito à qualidade. E apresenta uma análise do complexo desafio do campo educacional: garantir uma educação de qualidade articulada ao conjunto de políticas sociais, de combate às desigualdades, compreendendo as sete dimensões jurídicas fundamentais, relacionadas às características dos alunos, ao ambiente escolar, às condições de infraestrutura e insumos básicos, aos conteúdos, aos processos educacionais relevantes, aos resultados e ao financiamento público.

O livro está à venda por R$40 na Lojinha do SINTESE (logo na entrada do Iate Clube).

Sobre o autor

Salomão Ximenes é, atualmente, professor adjunto do bacharelado em Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC e pesquisador colaborador junto ao Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP) e
à Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação. Foi membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, da coordenação colegiada da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Plataforma DhESCA Brasil) e da coordenação do Projeto de Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil.