7º Encontro de Educadoras e Educadores Negras(os) e Indígenas acontece em terra indígena do povo Xokó

1096

Em mais um espaço de fortalecimento de identidade, cultura e união, o SINTESE realiza, no próximo dia 13 de abril, o 7º Encontro de Educadoras e Educadores Negras(os) e Indígenas, com o tema central: “Educação é direito, mas tem que ser do nosso jeito”.

As filiadas e filiados ao SINTESE interessados em participar da atividade basta clicar no link abaixo e fazer a inscrição:

https://forms.gle/LLaj6mes4iLKB6PJ8

Como mês de abril é marcado pelas comemorações do Dia do Povos Indígenas (dia 19 de abril), desta vez o Encontro acontece na Ilha de São Pedro, terra indígena do povo XoKó, no município sergipano de Porto da Folha.

O objetivo do 7º Encontro de Educadoras e Educadores Negras(os) e Indígenas é fazer com que professoras e professores reflitam sobre o conjunto de práticas cristalizadas, seja nas instituições, na história e na nossa própria cultura, que inferiorizam as condições de existência de negras(os) e de povos indígenas, além de abordar como tais práticas adentram os muros de nossas escolas e a necessidade de serem combatidas diuturnamente.

As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 6 de abril. Elas são gratuitas, feitas apenas de forma online e as vagas são limitadas.

O transporte (ida e volta) será garantido pelo SINTESE aos participantes. No dia 13 de abril, a saída de Aracaju será às 5h da manhã, da sede Central do SINTESE, e o retorno será às 17h. Os participantes serão deixados no mesmo local de nossa saída.

Confira a programação completa:

5h – Saída de Aracaju rumo à Ilha de São Pedro, Terra Indígena do povo Xokó, no município de Porto da Folha/SE (Concentração na sede do SINTESE)

9h – Apresentação Cultural (Toré conduzido pelo Cacique Bá)

9h:30 – Abertura do Encontro com o professor Roberto Silva, presidente do SINTESE, e a professora Ângela Xokó, diretora do Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro.

10h – Mesa de Debate:

– Profa. Teodora de Souza Guarani, coordenadora Regional da FUNAI Dourados/MS. Tema: “Importância, desafios e contribuições da Educação Diferenciada e Específica na construção de uma Educação Emancipatória.”

– Prof. Dr. Cícero Albuquerque, coordenador Regional da FUNAI Nordeste I (Alagoas, Sergipe e Pernambuco). Tema: “Interculturalidade Crítica e Educação popular: diálogo necessário para a emancipação dos povos.”

12h – Almoço

13h:30 – Apresentação Cultural (Cordelista Anísio Xokó)

13h:50 – Saudação com a professora Ivônia Ferreira, vice-presidenta do SINTESE e a professora Daniely Xokó, coordenadora do Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro.

14h – Mesa de Debate:

– Profa. Ianara Apolônio Xokó. Tema: “Retomadas e Renascimento cultural do povo Xokó.”

– Prof. Ivanilson Martins Xokó. Tema: “Processos históricos, retomadas e decolonização das línguas indígenas no Nordeste do Brasil.”

– Prof. Paulo Junior Xokó. Tema: “Reflexão sobre a Etnoquímica.”

– Profa, Suzimar Nogueira Xokó. Tema: “A importância da educação bilíngue na vitalização e revitalização da identidade étnica.”

16h – Encerramento do Encontro com Toré, seguido de caminhada guiada até o Rio São Francisco.

17h – Retorno a Aracaju.