Assembleia da Rede Estadual de Ensino acontece na próxima quinta-feira, dia 16

258

Na próxima quinta-feira, dia 16, professoras e professores da Rede Estadual de Ensino se reunirão em assembleia. A atividade acontece às 14h:30, no Cotinguiba Esporte Clube, em Aracaju.

Diante da audiência que aconteceu no último dia 8 de maio, entre SINTESE e Governo do Estado, a categoria irá se reunir para decidir suas ações e encaminhamentos de luta.

O Governo do Estado apresentou a possibilidade de continuar a negociação com o SINTESE, mas este é um momento crucial que a categoria precisa estar unida para decidir, de forma coletiva, os próximos passos a serem tomados.

“Este é mais um momento importante para a nossa categoria e precisamos mostrar a nossa força coletiva. Queremos repostas, queremos propostas, os diálogos já foram feitos e precisamos agora de algo concreto diante da nossa pauta de luta para 2024. E o que vamos fazer a partir do que queremos? Decidiremos juntos na assembleia, de quinta-feira. Por isso fundamental que professoras e professores se organizem para estarem presentes, porque não há dúvidas que o tamanho da nossa luta será o tamanho da nossa vitória”, enfatiza o presidente do SINTESE, professor Roberto Silva.

O que levou pelo SINTESE para a audiência com o Governo do Estado?

Além da continuidade da recomposição da carreira do magistério da Rede Estadual de Ensino, o SINTESE levou uma série de pautas que estão na ordem do dia para professoras e professores da Rede Estadual de Ensino que tratam de valorização e também de condições de trabalho.

Entre as reivindicações estão:  descongelamento da GATI (Gratificação de Tempo Integral), do Triênio e de gratificações fixas reajustáveis, que estão há dois anos congeladas; garantia do  percentual do piso salarial de 2024, que é de 3,62%, para que não haja mais perdas, diante do processo de retomada da carreira iniciado em janeiro deste ano; melhorias nas condições de trabalho e nas estruturas físicas da escolas;  retorno dos auxílios internet e tecnológico e convocação de concurso público para Rede Estadual de Ensino.

Pauta da assembleia

– Informes da audiência com o Governo do Estado e encaminhamentos de luta

– O que ocorrer