Mais um fim de ano, mais um momento de fazer um balanço sobre a educação pública em nosso estado. E como todo o ano, o SINTESE leva para a rua seu Ato Final, que será nesta sexta-feira, dia 22 de dezembro, na Praça General Valadão, em Aracaju, a partir das 8h.
Em uma mistura entre “lúdico” e “luta”, o SINTESE leva para Praça, para o povo de Sergipe, um diagnóstico sobre a educação pública da Rede Estadual de Ensino e das Rede Municipais, dos 74 municípios sergipanos que esta entidade representa.
Em estandes espalhados pela Praça General Valadão, o SINTESE irá fazer denúncias contra gestores que descumprem com direitos do magistério, desrespeitam a legislação educacional, ferem a carreira das professoras e professores, não cumprem a Lei que garante a atualização anual do piso salarial e provem o desmonte da educação pública através de políticas neoliberais.
As denúncias passam também pelo abandono e negligencia dos gestores com a educação, sobre a falta de estrutura nas escolas, sobre a falta de materiais didáticos, de alimentação escolar, transporte escolar, sobre não proporcionarem as condições devidas, legais e ideais ao processo de ensino e aprendizagem.
As aposentados e aposentados do magistério não ficam de fora: a luta empenhada por nossas guerreiras também é destaque no nosso Ato Final.
O momento é ainda de relembrar as lutas feitas ao longo de 2023 pelo SINTESE em todo o estado: atos, mobilizações, paralisações, greves, negociações com prefeitos e com o Governo do Estado, espaços de formação para professoras e professores, e claro, também relembramos as nossas vitórias.
O ato do final de ano do SINTESE é realizado desde 2007 e no decorrer de todos estes anos foi se modificando, se adaptando ao tempo e as necessidades do tempo, até chegarmos ao formato atual, ao chamado Ato Final.
“O que une estes 16 anos que separam o nosso primeiro Ato de fim de ano, que a época chamava Prova Final, para o Ato Final, que faremos em 2023, sem dúvida, é a vontade das professoras e professores das Redes Municipais e da Rede Estadual, de todo o Sergipe, não só de denunciar o que está errado no campo da educação, mas de reafirma o nosso compromisso de luta por uma educação de qualidade, social, emancipadora, fraterna e livre para as filhas e filhos dos trabalhadores do nosso estado, através de uma educação que os faça protagonistas de suas histórias. Não há dúvidas que temos muitos desafios e lutas pela frente, mas estamos prontos e fortes para 2024”, afirma o presidente do SINTESE professor, Roberto Silva.
Cultura
E como não podia deixar de ser, pois esta é uma marca registrada de nossos atos e mobilizações, o SINTESE Cultural está se preparando para abrilhantar o Ato Final com apresentações artísticas. Os grupos de Dança do SINTESE de Aracaju e da região do Agreste irão se apresentar na Praça General Valadão. Teremos também uma belíssima apresentação do nosso Coral do SINTESE Professora Sônia Maria.
Além disso, cada uma das nossas subsedes regionais trará para a Praça General Valadão um grupo ou atividade cultural de sua região, ou seja, a cultura sergipana estará amplamente representada no nosso Ato de Final.
Confira a nossa programação cultural, vinda de cada região de Sergipe
Região Baixo São Francisco II: Grupo Pastoril: Pastoria Estrela Guia
Região Baixo São Francisco I: Projeto Filhos do Quilombo
Região Agreste: Banda de Pífano
Região Centro Sul: Taieras de Lagarto
Região Alto Sertão: Aboiador
Região Sul: Trio Pé de Serra Os Coroas Nordestinos