No próximo dia 25 de novembro, acontece o VI Encontro de Educadoras(es) Negras(os) e Indígenas do SINTESE. O evento vai trazer para discussão temas como matriz da educação brasileira, representação nos livros didáticos, ferramentas pedagógicas antirracistas, entre outros.
Na parte da manhã, a discussão será sobre as ‘Leis 10639/2003 e 11645/2008: o desafio de modificar a matriz monocultural da educação brasileira’, com Irineia Nascimento (IFS/SE) e José Carlos Tupinambá (UNB).
Na parte da tarde, acontecerão quatro palestras: ‘Representações de Negros e Indígenas nos Livros Didáticos no Contexto das Leis 10.639 e 11.645: Mudanças e Permanências’, com Joelma Cristina de Lima Antunes (PPGA/UFBA); ‘HQ como Ferramenta Pedagógica Antirracista’, com Marcelo D’Salete (Escola de Aplicação/USP); ‘Os Tecidos de Gana como Atividade Escolar’, com Eliane Costa Santos (UNILAB); e ‘Etnomatemática das Tranças Africanas’, com Luane Bento dos Santos (SEEDUC-RJ).
“A escola tem papel fundamental no combate a todo tipo de discriminação. Por isso, é importante discutir sempre a pauta identitária, trazendo conhecimento e informação e promovendo reconhecimento e pertencimento para todos que compõem a comunidade escolar”, disse Edinalva Mendes (Edi Serigy Tupinambá), diretora do Departamento para Assuntos Educacionais do SINTESE.
A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link https://forms.gle/NgYcZ4y9y6eiMEh49. O Encontro acontecerá no dia 25, das 8h às 18h, no auditório do Sindipema, que fica na rua Carlos Correia, 430, bairro Siqueira Campos, em Aracaju.