Magistério de Arauá em negociação para atualização do piso

145

Professoras e professores da rede municipal de Arauá estão em negociação salarial com a gestão do município para o ano de 2024. No último dia 19 de fevereiro, aconteceu audiência entre a gestão municipal e a comissão de negociação do SINTESE.

A proposta do magistério foi 25,2%, sendo 20,82% referente a anos anteriores e 3,62% referente a este ano. Este percentual de 25,2% é o déficit atual em relação ao piso nacional que é de R$ 4.580,57, valendo desde janeiro deste ano. O piso que está sendo sendo pago a professoras e professores de Arauá é de R$ 3.486,26.

Na reunião, a gestão municipal fez uma proposta de 5%, que foi rejeitada na assembleia geral local da categoria. Nesta mesma assembleia, foi definida uma contraproposta de 12,5%. Em audiência no ano de 2023, o prefeito Fábio Costa se comprometeu em atualizar o piso até o fim de seu mandato, que acaba em dezembro deste ano.

Professoras e os professores de Arauá esperam que o prefeito Fábio Costa agende uma nova audiência com os representantes do SINTESE para dialogar sobre esta situação.