Mais um dia de paralisação em Poço Redondo: professoras e professores cruzam os braços nesta terça-feira

83

Em menos de uma semana, mais uma vez, professoras e professores da rede municipal de Poço Redondo se vêm obrigados a cruzar os braços e paralisar suas atividades. A paralisação da categoria será nesta terça-feira, dia 28.

A postura da prefeita Aline Vasconcelos, que ao longo de 2023 se esgueirou como pôde do diálogo e do processo de negociação com professores e professores, fez com que a categoria tivesse que tomar medidas mais enérgicas e paralisar suas atividades por diversas vezes somente este ano. As mobilizações visavam e visam chamar atenção da população para o descaso da prefeita Aline para com a educação de Poço Redondo e fazer pressão junto a gestão municipal para que os problemas da rede de ensino sejam solucionados.

Mas até agora tudo que as professoras e professores receberam foram promessas não cumpridas, ausência de diálogo e, o pior, descaso com seus direitos e com as escolas municipais.

As escolas enfrentam problemas de ordem pedagógica; transporte escolar precário e insuficiente; queda no número de matrículas na rede de ensino e consequente perda de verbas.

Para as professoras e professores a prefeitura tem negado condições materiais e auxílio tecnológico para o uso do diário eletrônico, além de dever a atualização do piso salarial de 2022 e parte do percentual de 2023, agindo contra o que estabelece a Lei Nacional 11.738, que assegura atualização anual do piso a professoras e professores, da rede pública de todo o Brasil, sempre em janeiro, com respeito a carreira.

“Tem sido um ano de muita dificuldade para professoras e professores de Poço Redondo, mas também de muita luta. São vigílias, paralisações, idas a prefeituras e assim vamos seguir até que a prefeita nos receba, passe a cuidar de verdade da educação do município e respeite o direito do professor. Desistir não é um verbo que essa categoria conjuga. Vamos seguir na luta, confiantes em nossa vitória”, afirma o diretor regional do SINTESE na região do Alto Sertão, Cloverton Santos.