Piso salarial: Cristinápolis vai aplicar atualização no salário de janeiro

162

A atualização do piso salarial para 2024 vai ganhando corpo entre os municípios sergipanos. Na manhã de ontem, dia 10 de janeiro, aconteceu audiência com o SINTESE e a Prefeitura de Cristinápolis.

Neste encontro, o prefeito Sandro de Jesus informou que vai aplicar o percentual de 3,62% já no salário de janeiro e que vai convocar uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores da cidade para a aprovação da atualização.

Aplicar a atualização já no início do ano é uma boa estratégia para não acumular valores retroativos, como o caso do ano de 2022. Como a Prefeitura de Cristinápolis não pagou de imediato o percentual do ano passado, a administração está com um montante acumulado num valor de mais de R$ 3 milhões e ainda está estudando como pagar a professoras e professores.

A audiência tratou também sobre o pagamento das férias. De acordo com o secretário de Educação do município, José Menezes, as férias serão pagas no próximo dia 20 de janeiro, mesmo o ano letivo de 2023 terminando somente no dia 9 de fevereiro.

Precatórios

Os precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), cujo valor já está na conta da prefeitura. O secretário de Educação, José Menezes, informou que já levantou a documentação necessária para que a comissão que vai trabalhar na análise e identificação de professoras e professores que receberão estes valores já possa começar a trabalhar.

O SINTESE foi representado na audiência por diretoras da Subsede Regional Sul, Maria Augusta Alves, Sandra Oliveira, Lúcia Célia e Abraão Costa, e membro da comissão sindical, Antônio de Oliveira Neto e Risonilde Liberato.