Na maioria dos municípios sergipanos onde estão sendo implantados os diários eletrônicos nas escolas, infelizmente, as prefeituras estão adotando uma prática de não oferecer treinamento ou suporte técnico para as professoras e professores, sem lhes dar reais condições para o preenchimento desses diários. Em Neópolis essa situação não é diferente.
Por isso, professoras e professores da rede municipal de ensino de Neópolis, reunidos em assembleia. no último dia 31 de julho, decidiram que só vão começar a preencher os diários eletrônicos quando a Secretaria Municipal de Educação oferecer equipamentos e suporte tecnológico, dando plenas condições de uso ao novo instrumento. A assembleia da categoria aconteceu de forma online.
É importante ressaltar que o SINTESE não é contrário ao uso do diário eletrônico ou de qualquer outra ferramenta tecnológica que venha para facilitar e contribuir para o trabalho da professora e do professor, no entanto faz a defesa que não basta apenas ter o “diário eletrônico”, adotar um sistema, é preciso que as prefeituras ofereçam treinamento para as professoras e professores, disponibilize recursos para a aquisição de equipamentos necessários e acesso à internet de qualidade.
“É exatamente essa defesa que estamos fazendo aqui em Neópolis. É necessário que a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, disponibilize recursos para que as professoras e professores possam fazer uso efetivo do diário eletrônico e isso só é possível com a aquisição de equipamentos e auxílio internet”, afirma a coordenadora de comunicação do SINTESE, na região do Baixo São Francisco II, Benalva dos Santos.