“Saunas” de aula: Estudantes e professores do Colégio Estadual Prof. Acrísio Cruz vão interromper aulas, nesta terça, por conta de calor excessivo

87

A aula do Colégio Estadual Professor Acrísio Cruz vai ser na rua. Professoras, professores, estudantes, mães, pais e responsáveis, farão ato em frete a unidade de ensino nesta terça-feira, dia 30, às 7h, porque não aguentam mais a falta de ações efetivas da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) diante dos sérios transtornos que o calor excessivo tem causado dentro das salas de aula.

A falta de climatização adequada no Colégio Estadual Professor Acrísio Cruz tem sido um grave problema e tem afetado diretamente o processo de ensino e aprendizagem. Os ventiladores que têm nas salas de aula não dão conta de amenizar o calor e, além disso, constantemente os aparelhos dão defeitos, tornando insuportável a permanência dentro das salas.

O calor é tão intenso e os estudantes transpiram tanto que chegam a molhar os materiais escolares e seus uniformes. Estudantes, professoras e professores passando mal por conta do calor tem se tornado algo cotidiano.

O presidente do SINTESE, professor Roberto Silva, é taxativo ao colocar que embora o forte calor dentro das salas de aula seja uma realidade, não só do Acrísio Cruz mas da grande maioria das escolas da Rede Estadual de Ensino, esta grave situação não pode ser normalizada em nenhuma hipótese.

“Parece que isso vem sendo normalizado pela Secretaria de Estado da Educação, como se fosse “tudo bem” professores e estudantes das escolas estaduais passando mal de tanto calor, suando ao ponto de molhar seus cadernos, seus materiais, passando o dia com as roupas molhadas de tanto suar. Isso não é normal. Isso é desumano. A Seduc precisa parar de dar desculpas e tomar providências reais o mais rápido possível. Estamos juntos a comunidade escolar do Acrísio Cruz e a todas as outras da rede estadual, fortalecendo as denúncias que chegam ao SINTESE e cobrando diuturnamente respostas”, afirma o presidente do SINTESE.

O Colégio Estadual Professor Acrísio Cruz está localizado na Av. Maranhão, 676, no bairro Siqueira Campos