Deu na coluna de Mônica Bergamo, na Folha de ontem (16):
Terceiro round
Fernando Henrique Cardoso volta a disparar. Em entrevista ao jornalista Alexandre Machado em seu programa “Começando o Dia”, que estreia na rádio Cultura FM, na segunda, desafia Lula para disputar uma eleição contra ele. Diz que o petista, “lá de Londres, refestelado em sua vocação nova [de palestrante]”, se “dá o direito de gozar” de FHC. “Ele se esquece que eu o derrotei duas vezes. Quem sabe ele queira uma terceira. Eu topo.”
*****
FHC precisa ser internado rapidamente. Ele constrange até os caciques da oposição demotucana, preocupados com a corrosão das suas bases eleitorais. Ninguém aguenta mais as suas maluquices, a não ser alguns “calunistas” da mídia, como o capacho Augusto Nunes, da revita Veja, que ainda continua rotulando as bravatas do ex-presidente de “esplêndidas”.
Depois de confessar seu total desprezo pelo povo [“Enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influência sobre os ‘movimentos sociais’ e o ‘povão’, isto é, sobre as massas carentes e pouco informadas, falarão sozinhos”, escreveu o príncipe da Sorbonne], FHC resolveu desafiar Lula para uma terceira disputa à presidência da República. Ele está louco!
A inveja é uma merda
Enciumado com as palestras do “peão” – ele se acha, pensa que é único pensador vivo do planeta, um representante de Deus na Terra ou o próprio Deus -, FHC perdeu a noção do ridículo. Ele deixou a presidência com apenas 26% de popularidade. Já Lula deixou o cargo com 87% de aprovação.
FHC não conseguiu eleger o seu sucessor – o “vâmpiro” Serra e, depois, o “picolé de chuchu” Alckmin – e teria dificuldade até para ser candidato a síndico de prédio. Nas três últimas campanhas, os demotucanos preferiram escondê-lo no armário. O ex-presidente seria vaiado numa rua do Sapobempa ou numa cidade do Nordeste. A sua rejeição era – e continua – enorme!
Mesmo assim, FHC diz que “topa” uma terceira disputa com Lula. É a prova cabal de que a oposição de direita está realmente perdida no país. Serra não conta nem com uma casinha de cachorro do Palácio dos Bandeirantes, vítima da “vingança maligna” de Alckmin. Aécio é detido por uma blitz policial. Seria até divertido se a múmia do FHC fosse ressuscitada!