Avaliação de desempenho docente nas redes estaduais de educação básica no Brasil

1936

Catarina de Almeida Santos 
(Universidade de Brasília – UnB, catarinasantos@unb.br); 
Danielle Xabregas Pamplona Nogueira 
(Universidade de Brasília – UnB, daniellen@unb.br); 
Girlene Ribeiro de Jesus 
(Universidade de Brasília – UnB, girlene@unb.br); 
Shirleide Pereira da Silva Cruz 
(Universidade de Brasília – UnB, shirleidecruz@unb.br); 

RESUMO: O presente trabalho objetiva evidenciar as principais tendências avaliativas dos sistemas de avaliação de desempenho docente nas redes estaduais de educação básica no Brasil. Foram analisadas a relação entre avaliação de sistemas e responsabilização, bem como as concepções que orientam os processos avaliativos de desempenho docente. As análises do levantamento das informações disponíveis nos 
sítios das 27 secretarias estaduais de educação revelaram que, nos estados brasileiros, a tendência predominante nas políticas de avaliação docente se dá na perspectiva da responsabilização, na maioria das vezes utilizando-se dos resultados de avaliações do desempenho de alunos.

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