Coordenadores de sub-sedes e delegados sindicais de várias partes do estado estarão presentes no dia 7 de novembro, à partir das 08h, na sede do SINTESE, para a reunião preparatória da PROVA FINAL 2015.
O ato de divulgação das notas da PROVA FINAL 2015 será dia 29 de dezembro a partir das 9h no Calçadão da João Pessoa em Aracaju, e tem como objetivo avaliar o nível da gestão da educação pública do governo de Sergipe e das prefeituras municipais através de um questionário que aborda as variáveis presentes no processo de ensino e aprendizado.
Temas como: Valorização profissional; Gestão Democrática; Garantia de Direitos do Plano de Carreira e Estatuto; Condições de Trabalho; Política Educacional e Qualidade Social do ensino são debatidos e avaliados pelo magistério sergipano.
Os 74 prefeitos (Aracaju fica de fora da lista, pois os professores da rede municipal aracajuana são filiados ao Sindipema) e o governo do Estado serão avaliados em cinco aspectos: Valorização Profissional; gestão democrática;política educacional e a qualidade social do ensino; garantia de direitos do Plano de Carreira e Estatuto; condições de trabalho.
Em cada tema os educadores poderão atribuir notas que vão de 0 a 2 (zero a dois), a nota final de cada gestor será obtida a partir da soma destas cinco notas. Os professores transcreverão suas notas em cédulas que serão depositadas em urnas itinerantes que passarão por escolas municipais e estaduais de Sergipe e em demais espaços de trabalho onde há professores filiados ao SINTESE.