Avaliação de desempenho: SINTESE não tem conhecimento do projeto

344
manchete avaliacaosemconhecimento

Desde o início da semana que tem sido noticiado que o governo manchete avaliacaosemconhecimentoenviará para a Assembleia Legislativa projeto de lei que trata da avaliação de professores. Em entrevista a um programa jornalístico na manhã desta terça-feira, 07, o presidente da casa deputado Luciano Bispo confirmou as informações.

De acordo com o chefe do legislativo o projeto enviado pelo governo de avaliação dos professores terá como modelo o que foi adotado no estado de Minas Gerais.

Vale lembrar que o projeto implementado em Minas foi baseado no que foi adotado nas escolas nova iorquinas. Após anos de problemas, o modelo foi abolido nos Estados Unidos e também pelos mineiros (os baixos indicadores educacionais do estado atestam isso).  Dentro desse cenário a direção do SINTESE compreende que restringir a avaliação aos professores é criminalizar sujeitos.

Para o SINTESE o projeto de educação para Sergipe precisa deixar de ser resultado da vontade e da prepotência de governos e secretários de Educação e passar a ser uma política de Estado, conforme determina o Plano Nacional de Educação.

Por esta razão, para o SINTESE, o governo e a Secretaria de Estado da Educação deveriam respeitar a construção do Plano Estadual de Educação – PEE que está sendo discutido nos espaços do Fórum Estadual de Educação, pois é o PEE que tem a tarefa de construir a política estadual de educação para Sergipe e dentro destas políticas o Sistema de Avaliação Institucional, conforme determina o artigo 11 do Plano Nacional de Educação.

Dessa forma, esperamos que o governo não tenha mais uma posição autoritária que desrespeite a legislação nacional. Mas caso as declarações do presidente da Assembleia Legislativa se confirmem, o SINTESE irá adotar as medidas necessárias que sempre adotou quando a lei é desrespeitada.