Estudantes, professores, funcionários da Escola Estadual Cônego Filadelfo Oliveira, localizado na cidade de Laranjeiras fazem uma caminhada nesta terça-feira, dia 13. A concentração será a partir das 14h em frente à escola. Eles protestam pela demora no término da obra de reforma da escola. A empresa Tecnotrans, responsável pela obra, interrompeu os trabalhos em novembro e até o momento não se sabe quando serão reiniciados. De acordo com as placas sinalizadoras a obra deveria ser entregue em outubro de 2013.
No início da obra (fevereiro de 2013) as atividades foram transferidas para o anexo do CAIC Coronel José Sizino da Rocha, também em Laranjeiras, mas o ambiente em que a escola está funcionando tem uma estrutura inapropriada.
As salas de aula são separadas por divisórias, prejudicando o processo de ensino e aprendizagem. O local também não conta com ventilação e de acordo com relato de uma das professoras, em março, vários estudantes passaram mal.
Além das questões estruturais, a comunidade escolar também demonstra preocupação com a falta de segurança. A região do entorno da unidade de ensino tem registrado um alto índice de violência e os estudantes, professores e funcionários correm risco. O local é constantemente atacado por pessoas que não fazem parte da comunidade escolar, que jogam pedras e assediam os estudantes.
“Não podemos permitir que professores, equipe técnica e estudantes estejam expostos a esse estado de precariedade e desrespeitos aos seus direitos enquanto cidadãos”, aponta Cláudia Oliveira, diretora do Departamento de Base Estadual do SINTESE.