Comunidade da Escola Estadual Francisco Sales Sobral luta contra fechamento de turmas do Ensino Fundamental

104

Mães e responsáveis dos estudantes, professoras e funcionários da Escola Estadual Francisco Sales Sobral em Itaporanga D’Ajuda se reúnem e se mobilizam para o ato do dia 22, quinta-feira, às 8h em frente à Seduc.

Em plenária realizada nesta segunda, dia 19, a dirigente do departamento de Base Estadual do SINTESE explicou que o governo do Estado quer fechar as turmas do ensino fundamental nas escolas estaduais e a Francisco Sales Sobral está na lista.

As mães e responsáveis ficaram revoltadas e foram enfáticas ao dizer que se o Estado fechar as turmas do 2º ao 5º ano da escola estadual, as crianças vão ficar sem estudar pois não há vagas nas escolas municipais.

O estado está se eximindo da responsabilidade de manter as turmas de Ensino Fundamental e essa transferência é uma afronta ao direito subjetivo a educação e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação que definem que a responsabilidade pela oferta do Ensino Fundamental e da responsabilidade dos gestores municipais e estadual, preferencialmente do ente que apresentar melhores condições da oferta, neste caso o governo estadual.

Dessa forma, o SINTESE vem denunciando que essa política descabida de transferência da responsabilidade das turmas iniciais do ensino fundamental para as redes municipais provocará a negação ao direito à educação.