Na tarde desta quinta-feira, dia 6, estava marcada para acontecer na Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) reunião entre a direção do SINTESE e a equipe econômica do governo do estado representada pelos secretários da Fazenda, Jeferson Passos; Educação, Belivaldo Chagas e Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama. A proposta, acordada com o Governador Jackson Barreto, era reunir-se previamente para discutir o pagamento do reajuste do piso de 2014, estabelecido em 8,32%, e o passivo trabalhista de 22,22%, relativo ao ano de 2012.
A reunião que aconteceria nesta quinta-feira é fruto de uma proposta da deputada Ana Lúcia, acatada pelo Governador Jackson Barreto, na primeira audiência entre SINTESE e governo do estado, que ocorreu no dia 27 de fevereiro, para debater o reajuste 2014 e o passivo de 2012.
Ao entrar na SEPLAG, a direção do SINTESE, se encontrou com o secretário de educação Belivado Chagas, que também seguiu em direção ao gabinete do secretário João Augusto Gama. Belivaldo adentrou ao gabinete, enquanto os representantes do SINTESE ficaram esperando na antessala. Após 1h:10 de espera os diretores do SINTESE e o assessor técnico do Dieese, Luís Moura, foram chamados para entrar na sala de reunião.
A direção do SINTESE foi recebida pela Secretária Adjunta da SEPLAG, Lucivanda Rodrigues, que informou que os Secretários de Estado não tinham formulado nenhuma proposta para negociar o pagamento do reajuste do piso salarial 2014 e nem do passivo trabalhista de 2012. Na ocasião, informou que o Secretário da Fazenda, Jefersson Passos, esteve na SEPLAG e já havia ido embora.
A senhora Lucivanda Rodrigues declarou que não mais haveria os trabalhos técnicos da Comissão integrada por Secretários de Estado e a direção do SINTESE. A direção do SINTESE, depois de constrangida e desrespeitada, ainda ouviu da Secretária Adjunta que ela estava ali para discutir outras pautas administrativas e que a compreensão do Governo era de ouvir a direção do Sindicato apenas se existisse alguma dúvida.
Diante da reação indignada da direção do SINTESE, a senhora Lucivanda afirmou que antes do dia 10 de março, próxima segunda-feira, data em que está marcada uma nova audiência com o governador Jackson Barreto, os secretários entregariam uma proposta ao Sindicato.
O SINTESE lamenta a postura dos secretários que saíram da SEPLAG sem dar satisfação à direção do sindicato e assessor técnico do Dieese, Luís Moura. O SINTESE espera que o triste episódio desta quinta-feira, dia 6, não signifique a falta de disposição do governo em negociar o reajuste de 2014 e o passivo trabalhista de 2012.