1- Sempre no mês de março o governo do estado e diversas prefeituras fazem o desconto do imposto sindical no salário de todos os servidores públicos. Ao proceder o desconto esses valores são repassados para a Caixa Econômica Federal (caso da rede estadual ) que após análise é redistribuído para todas as instituições de acordo com o percentual estabelecido em lei. Do valor descontado no contra cheque do professor é creditado na conta do sindicato 60%, o restante vai para federações, confederações, centrais sindicais e governo.
2- Após inúmeras tentativas sem êxito de evitar o desconto, foi aprovado nos anos anteriores que o valor creditado na conta do sindicato seria utilizado para a aquisição de patrimônio para entidade, exceto no ano passado, em que a deliberação foi para que o utilizássemos para pagar a multa arbitrada pelo judiciário em razão da ilegalidade da greve.
3- No dia 17 de fevereiro desse ano, a partir de proposta da direção, foi aprovada em assembleia a devolução do desconto do imposto sindical da parte creditada ao sindicato, ou seja 60%.
4- Cabe-nos esclarecer que esse recurso não entra na conta do SINTESE de forma automática ao desconto. O governo tem até um mês para repassar o recurso recolhido para a Caixa Econômica Federal, que em seguida procede a distribuição de acordo com os percentuais para as instituições devidas.
5- Para tomar como exemplo o ano passado, a parte referente ao SINTESE foi creditada na conta no dia 07 de maio de 2015.
7- Excepcionalmente, no período entre 02 e 06 de maio, não haverá recepção de documentos nem devolução do valor, em virtude das eleições gerais do
SINTESE, onde toda a estrutura do sindicato estará voltada para o evento.
Como será feito?
O cadastramento pode ser feito de três formas:
- Via internet, acessando o site do SINTESE (www.sintese.org.br) e clicando no banner identificador do cadastro;
- Na sede central do sindicato na Rua Campos, 107 – Bairro São José – Aracaju/SE;
- Nas subsedes regionais do SINTESE nos seguintes endereços
- Subsede Agreste – Rua José Rufino de Santana, 176, Bairro Marianga, em Itabaiana;
- Subsede Alto Sertão – Rua Senador Leite Neto, 305, Bairro Brasília, em Nossa Senhora da Glória;
- Subsede Baixo São Francisco I – Cáritas Diocese de Propriá, Travessa Municipal, 117, 1º andar, em Propriá;
- Subsede Baixo São Francisco II – Avenida Dom José Tomás, 394 – Neópolis;
- Subsede Centro-Sul – Centro-Sul, na Avenida Padre Álvares Pitangueira, 102 (Largo do Cemitério), em Lagarto;
- Subsede Sul, naRrua Dom Quirino, 116, em Estância;
- Subsede Vale do Cotinguiba – Rua A, 87, Conjunto Jardim Esperança, em Japaratuba;
O (a) educador (a) que escolher fazer o cadastramento via presencial, vale lembrar que o horário de funcionamento do SINTESE (sede e subsedes regionais) é das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Como será o cadastro via internet?
Após acessar o site do SINTESE e clicar no banner identificador, o (a) professor (a) irá escolher a rede de ensino ao qual está vinculado e seguir os passos correspondentes. Os (as) professores (as) não filiados podem optar pela filiação ao sindicato.
Quais documentos necessários?
Via internet o professor (a) enviará cópia digitalizada do contracheque do mês de março, RG e a frente do cartão do banco da conta escolhida para receber a devolução.
Caso faça sua inscrição presencialmente na sede em Aracaju ou nas subsedes regionais, trazer os documentos originais.
O SINTESE recomenda que preferencialmente seja escolhida uma conta do Banco do Estado de Sergipe – BANESE (conta corrente ou poupança) e que no caso de conta corrente ela não tenha empréstimos consignados ou esteja negativada na data da devolução dos valores.