Governo apresenta proposta que não garante carreira do magistério

363
A proposta apresentada pelo sec. da Fazenda em nome do governo não garante carreira

A proposta apresentada pelo sec. da Fazenda em nome do governo não garante carreira

Na audiência ocorrida na tarde desta quarta-feira, 18, na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, o secretário da Fazenda, Jeferson Passos em nome do governo Jackson Barreto apresentou uma proposta condicionada ao crescimento da receita e não garante a reestruturação da carreira do magistério. E, para piorar a situação, o governo também não se compromete a pagar o reajuste do piso para todos os níveis da carreira do magistério estadual.

Também estiveram presentes a audiência representando o governo: o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama; a secretária de Educação, Hortência Araújo.

A deputada estadual Ana Lúcia também esteve na audiência e colocou a sua indignação com a formulação apresentada pelo governo.

“O Governo do Estado de Sergipe apresenta aos professores um cenário tenebroso, pois não garante a reestruturação da carreira dos professores da rede estadual e deixa a situação ainda mais difícil ao não apresentar garantias de que o reajuste do piso será efetivado para todos os níveis. Tal decisão política é desastrosa”, avalia a presidenta do SINTESE, Ângela Maria de Melo.

Os detalhes da proposta apresentada pelo governo serão conhecidos pelos professores na assembleia da categoria que acontece na próxima sexta-feira, 20, às 9h, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Lá os professores deliberarão encaminhamentos de luta.

“Se faz necessária a presença maciça dos professores na assembleia da próxima sexta-feira, pois os riscos que correm a carreira do magistério a partir desta proposta estão nos mesmos níveis da época em que os educadores quase perderam o direito a progressão vertical”, disse Cláudia Oliveira, diretora do Departamento de Base Estadual do SINTESE.