Magistério de Boquim em greve a partir do dia 07

335

 

Os professores da rede municipal de Boquim decidiram entrar em greve a partir desta sexta-feira, dia 07. O principal motivo é a falta de propostas para o pagamento de dívidas trabalhistas que a gestão do prefeito Jean Nascimento tem com o magistério.

A partir das 9h os professores estarão em vigília no prédio da Prefeitura Municipal para acompanhar audiência entre a comissão de negociação e o prefeito. À tarde ele se reúnem em assembleia para avaliação da reunião com o gestor municipal e os rumos do movimento grevista.

Os educadores estão sem receber: o retroativo do reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional relativo aos meses de janeiro a maio de 2013, o décimo terceiro salário do mesmo ano, bem como o 1/3 (um terço ferial) referente ao mês de janeiro de 2014.

O SINTESE tem buscado o diálogo com o prefeito Jean Nascimento para haja solução para este problema, mas ate o momento a gestão municipal não apresentou quaisquer alternativas para sanar a dívida.

Os professores denunciam também a falta de transparência no uso dos recursos da Educação. Apesar de várias solicitações do sindicato, a administração municipal não disponibiliza as folhas de pagamento do magistério (tal acesso é garantido por lei) para que o SINTESE possa fazer estudos e buscar alternativas.

“Para nós não basta somente dizer que não existem recursos é preciso provar e ser transparente, fornecendo os documentos que solicitamos para que se possa chegar a um denominador comum e os educadores não sejam ainda mais prejudicados”, disse José de Jesus, da coordenação da sub-sede Centro Sul do SINTESE e professor da rede municipal de Boquim.