NOTA DE REPÚDIO AO ATRASO NO PAGAMENTO DAS APOSENTADORIAS DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DE SERGIPE

457

“Companheiros aposentados, mais um atraso no nosso pagamento, mostrando assim o descaso do governo, com os servidores que muito fizeram no exercício de sua profissão, nos privando do nosso direito sagrado que é o nosso salário, o qual pagamos todo mês para que tivéssemos a garantia de receber. E agora? Onde está o dinheiro? Esperamos que um dia a justiça reconheça os justos” (Professora Ulbadina Fonseca – Aposentada e Diretora do departamento de Base Estadual do SINTESE)

O SINTESE vem a público para repudiar a postura desrespeitosa do Governo do Estado de Sergipe no que diz respeito ao atraso no pagamento das aposentadoria de professores e demais servidores públicos do Estado.

Por mais um mês consecutivo o governo atrasa o pagamento das aposentadorias e coloca em risco a saúde financeira dos servidores aposentados e de suas famílias. Até presente data os professores e demais servidores aposentados não receberam os proventos referentes ao mês de dezembro 2015.

O Governo do Estado havia assegurado que o pagamento de dezembro dos servidores aposentados seria efetuado no dia 11 de janeiro. Alguns dias após o anúncio da data, o governo lança nota dizendo que as aposentadorias seriam pagas nesta terça-feira, 12 de janeiro. No entanto, nesta terça-feira, os servidores aposentados foram surpreendidos pelo governo do estado, que mais uma vez postergou o pagamento dos proventos de dezembro. Agora o governo diz que pagará nesta quarta-feira, dia 13.

Desde julho de 2015 que os aposentados começaram a receber seus proventos de forma parcelada. A partir de outubro a situação piorou, pois as aposentadorias passaram a ser pagas com atraso.

Para o SINTESE a conduta do Governo do Estado de Sergipe é inadmissível e deve ser punida. O servidor aposentado não merece continuar a viver com tal insegurança, vendo mês após mês o governo pagar as aposentadorias na data que bem entende.

Enquanto isso, as contas que chegam as casas dos professores e servidores aposentados vão se acumulando, assim como os juros. As despensas vão ficando vazias e os remédios deixam de ser comprados. A postura cruel do Governo do Estado acarreta no acumulo de dívidas, na perda da saúde e abala a dignidade daqueles que dedicaram mais de 25 anos de suas vidas a prestação de serviços para a população de Sergipe.

Diante de tudo isso, o SINTESE irá notificar o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado para exigir que medidas contra o atraso e parcelamento do pagamento dos proventos de aposentadorias sejam imediatamente tomadas. O Governo do estado de Sergipe não está acima da Lei e deve ser penalizado por sua postura ilegal.

O SINTESE também impetrou ação judicial para que o Estado seja obrigado a legalizar o pagamento dos professores aposentados dentro do mês.

Direção Executiva do SINTESE

SINTESE: Somos muitos, somos fortes!