
A direção ampliada do SINTESE formada por dirigentes e coordenadores das diversas sub sedes de Sergipe vêm a publico manifestar solidariedade aos professores da rede municipal de Aracaju que estiveram em greve por quase um mês e tiveram que voltar às suas atividades laborais sem o pagamento ou sequer a promessa de pagamento do piso salarial e com ameaças veladas de corte de ponto feitas pela Prefeitura Municipal de Aracaju, administrada por Edvaldo Nogueira.
Como todos sabem o piso salarial profissional nacional é reajustado anualmente, e em Sergipe o governo Jackson Barreto se constitui num descumpridor contumaz, já que esse ano completou 3 anos que os professores da rede estadual de Sergipe não têm a revisão de piso na carreira. Esse cenário se acentuou a partir do momento que Jefferson Passos assumiu a Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe. O mesmo Jeferson, um técnico com concepção neoliberal, que já tinha sido secretário de Edvaldo Nogueira e descumprindo a lei, retornou à gestão de Edvaldo este ano, e já disse ao que veio.
Ressaltamos o fato que enquanto candidato a prefeito no ano passado Edvaldo Nogueira se reuniu com lideranças dos professores da rede municipal de Aracaju e se comprometeu a pagar o piso todos os anos na carreira. Ratificou a promessa ao assinar uma carta-compromisso na sede do sindicato dos professores de Aracaju. O prefeito Edvaldo Nogueira não só nega o direto dos professores do reajuste do piso na carreira como descumpre a Constituição Federal, ao estar aplicando de Janeiro a Agosto de 2017 apenas 14,6℅ dos recursos dos impostos na educação municipal, o que não justifica o discurso da falta de dinheiro.
Entedemos que o prefeito Edvaldo Nogueira anda na contra mão da história ao cortar salários de servidores em greve, não garantir o direito dos professores e por outro lado aproximar-se e fazer elogios ao líder do governo golpista, André Moura.
Toda força aos professores da rede municipal de Aracaju! A luta continuará!!
Direção Ampliada do SINTESE
Aracaju, Sergipe 04 de outubro de 2017