Diante da forma autoritária usada pela Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED) para transforma a qualquer custo, a partir de 2018, o Colégio Estadual Senador Walter Franco, localizado em Estância, em Centro Experimental de Ensino Médio em Tempo Integral, professores, estudantes e funcionários da unidade de ensino mais uma vez se mobilizam para mostra que a comunidade escolar não concorda com o modelo excludente de tempo integral imposto pela SEED.
Para comprovar tal reprovação, será aplicado aplicado, junto a toda a comunidade escolar, uma enquete para saber a opinião da maioria sobre a questão.
O questionário é formado por seis perguntas. As cinco primeiras buscam saber do entrevistado se a direção do Colégio explicou, de forma detalhado para todos, do que se trata o programa de tempo integral proposto pela SEED; se a direção do Colégio escutou a opinião de todos sobre a adesão ou não ao programa; se a direção do colégio deixou claro aos estudantes que caso eles se matriculem em tempo integral não poderão exercer outra atividades, a exemplo de estágios e ajuda aos familiares, no turno contrário, como boa parte faz atualmente.
O questionário pergunta também se a comunidade escolar viu ser feita alguma reforma que traga condições para a permanência continua no Colégio nos turma da manhã e tarde. Tais como: ampliação de banheiros, ampliação de refeitório, criação de espaço para descanso entre um turno e outro, instalação de armários para os estudantes guardarem seus pertences, etc.
O questionário é finalizado com a seguinte pergunta: “Você é a favor ou contra a implementação do programa Escola em Tempo Integral da forma que está sendo feita?”
“A ideia do questionário é justamente fazer o contrário do que a Secretaria de Estado da Educação, juntamente com a direção do Colégio fizeram. Queremos consultar os maiores interessados: professores, estudantes, pais e funcionários. Em momento algum, em todo este processo, a comunidade escolar do Walter Franco foi esclarecida sobre o programa de ensino médio em tempo integral, muito menos ouvida sobre o pensa a respeito. A enquete é uma prova que a forma como a SEED agiu é autoritária”, coloca o militante sindical e professor do Colégio Estadual Walter Franco, Rubens Marques, conhecido como professor Dudu.
Aplicação da enquete e resultado
Professores, estudantes e funcionários do Colégio Estadual Senador Walter Franco começarão a aplicar o questionário no dia 26 de setembro. Para divulgar o resultado da enquete será feita uma plenária no próprio Colégio, com a participação da comunidade escolar. Além disso, o resultado será divulgado também nos meios de comunicação e nas redes sociais.
A partir do resultado, professores, estudantes e funcionários do Colégio Estadual Senador Walter Franco, que são contrários a forma autoritária e excludente como a SEED quer implantar o ensino médio em tempo integral na unidade de ensino, esperam que a enquete sirva de instrumento para construir uma amplo debate junta a comunidade escolar e para exigir da SEED que respeite o resultado democrático.
“Ou a Secretaria de Estado da Educação recua ou assume de uma vez por todas que está implantando o ensino médio em tempo integral, no Colégio Estadual Senador Walter Franco, sem respeitar qualquer princípio democrático”, defende o professor Dudu.
Ato
No último dia 14 de setembro professores, estudantes, mães e funcionário do Colégio Estadual Senador Walter Franco fizeram um ato em frente ao Colégio para protestar contra a forma arbitraria e denunciar o processo ilegítimo feito pelo diretor da Unidade de Ensino, Oálassi Santana Amorim, a fim de transformar o Colégio em Centro Experimental de Ensino Médio em Tempo Integral.
Uma semana antes do ato, a comunidade escolar do Walter Franco foi surpreendida com a notícia de que a escola, a partir de 2018, se tornará de ensino médio em tempo integral. A decisão foi tomada em uma reunião a portas fechadas, convocada do dia para noite pelo diretor do Colégio, sem qualquer consulta a comunidade escolar, de forma completamente antidemocrática.