Secretária descumpre promessa e professores fazem ato pelo fim do ‘Índice Guia’

398
Professores pedem revogação da portaria 3416/2012 e a construção coletiva e democrática de uma metodologia de avaliação educacional para Sergipe

Para exigir o fim do ‘Compromisso de Gestão’ e do ‘Índice Guia de Avaliação de Desempenho’, os Professores pedem revogação da portaria 3416/2012 e a construção coletiva e democrática de uma metodologia de avaliação educacional para Sergipeprofessores da rede estadual fizeram na manhã desta quarta-feira, dia 7, ato em frente à Secretaria de Estado da Educação (SEED). Durante o ato os professores destacaram a necessidade da construção coletiva e democrática de uma metodologia de avaliação educacional para Sergipe.

Neste dia 7 de maio aconteceria nas escolas da rede estadual o ‘ Dia D da Avaliação’, um dia instituído arbitrariamente pela SEED para avaliar professores e alunos tendo como marco metodológico os critérios de avaliação do ‘Compromisso de Gestão’, principal documento que implanta os ‘Índice Guia de Avaliação de Desempenho’ nas escolas estaduais.

Após muita luta e resistência, travadas pelo SINTESE, a SEED adiou o ‘Dia D’. No entanto, a ameaça da implantação do ‘Compromisso de Gestão’ e do ‘Índice Guia’ ainda assombra as escolas de rede estadual, já que a secretária de estado da educação em exercício, Hortência Araújo, não revogou a portaria 3416/2012, que institui o ‘Compromisso de Gestão’ e o ‘Índice Guia’ como instrumentos de gestão a serem adotados no âmbito da rede pública estadual de ensino de Sergipe. A secretária havia assegurado ao SINTESE, em audiência ocorrida no dia 30 de abril, que revogaria a portaria 3416/2012 e acabaria com o ‘Compromisso de Gestão’ no estado.

O ‘Compromisso de Gestão’ é o pilar sustentador do ‘Índice Guia de Avaliação de Desempenho’, criadoTrio pé de serra anima professores durante ato por João Batista Mares Guia, assessor contratado pela SEED em 2012, por R$ 360 mil, para implantar o ‘Índice Guia’ em Sergipe. O método avaliativo criado por Mares Guia criminaliza o professor, além de ser autoritário e ameaçar a autonomia pedagógica do educador, centralizando neste educador toda a culpa pelos problemas, deficiência e desmandos do gerenciamento das escolas estaduais.  

Ato

Professores de todas as regiões de Sergipe estiveram presentes no ato, que teve início às 8h.  Para trazer o caráter lúdico à manifestação o trio pé de serra ‘Os três Moleques do Forró’, animou os professores no decorrer da manhã.  A presidente do SINTESE, Ângela Maria de Melo, fez a fala de abertura do ato e deu destaque ao modelo de avaliação almejado pela categoria.

“Este ato é uma mobilização pela construção de uma avaliação democrática da escola A professora e deputada estadual, Ana Lúcia, esteve presente no ato pública. Queremos uma avaliação que contemple toda a rede e que a partir desta avaliação os atores sociais que compõem a escola possam conjuntamente construir um diagnóstico apontando as reais necessidades da unidade de ensino. Estamos aqui hoje, em frente à SEED, para exigir que o governo do estado se comprometa a revogar todas as portarias que falem de Compromisso de Gestão e que tudo que foi construído neste estado pelo senhor Mares Guia seja banido”,  declarou Ângela.

A vice-presidente do SINTESE, Ivonte Cruz, enfatizou a importância da revogação da portaria 3416/2012 e da criação de comissão formada por membros da SEED e do SINTESE para pensar um método avaliativo que envolva e ouça todas as vozes da comunidade escolar.

“Temos que ter a clareza de que o Dia D foi suspenso temporariamente, o que é uma vitória para nós, Professores fazem apistaço nos corredores da SEEDmas não resolve a situação, já que a portaria que institui o Índice Guia e o Compromisso de Gestão ainda está mantida. Temos que exigir a sua revogação e cobrar da SEED a criação de uma comissão formada por membros da secretaria e do SINTESE para criar uma proposta de avaliação educacional  que não seja de mentira. A escola deve ser vista como um espaço democrático e participativo onde todos que a compõem tenham voz”, expôs a  vice-presidente.

Presente no ato, a professora e deputada estadual, Ana Lúcia, fez questão de lembrar aos professores que não se pode admitir que alguns “iluminados” determinem o que uma escola precisa e quais as soluções para os seus problemas. “Cada escola sabe de suas necessidades e deve fazer seu próprio diagnóstico, afinal quem sabe as demandas da escola são os alunos, os professores, os pais e os funcionários que vivenciam o dia a dia, o chão da escola. Todos nós saímos vitoriosos com a suspensão do Dia D, esta luta contribuiu para unir ainda mais a categoria na construção de um projeto pedagógico democrático para a as escolas da rede estadual de Sergipe”, apontou Ana Lúcia.

O ato foi finalizado com a entrada dos professores na SEED fazendo um apitaço. A direção do SINTESECorredores da SEED ocupados por professores que participaram do ato entregou no gabinete da secretária em exercício, Hortência Araújo, documento em que solicita audiência para discutir avaliação institucional e pedir novamente a revogação da portaria 3416/2012. No momento da entrega do documento a secretária de educação em exercício não se encontrava na SEED.