Nesta segunda-feira, dia 23, o Secretário de Educação, Jorge Carvalho, recebe em audiência a direção do SINTESE, às 9h, na sede da Secretaria de Estado da Educação (SEED). A audiência foi solicitada pelo Sindicato em ofícios enviados no mês de janeiro 2015. A confirmação de que o secretário receberia a representação do magistério estadual de Sergipe chegou a presidente do SINTESE, Ângela Maria de Melo, no dia 4 de fevereiro.
A direção do sindicato tem a expectativa que o secretário possa apresentar proposta para o pagamento do reajuste do piso para o ano de 2015 (que está valendo desde janeiro) e que esteja aberto para ouvir o sindicato no sentido de buscar alternativas para solucionar os problemas crônicos que vivem a educação da rede estadual.
Nos ofícios enviados pelo SINTESE a Secretaria de Estado da Educação constam os seguintes pontos para discussão e negociação:
- Investimentos em ações que promovam a melhoria da estrutura física das escolas;
- Implementação da Gestão Democrática;
- Reajuste do Piso para 2015 e pagamento do passivo trabalhista gerado pelo não reajuste do valor do piso em 2012;
- Revogação da Lei Complementar 213/2013 (lei que dividiu a carreira do magistério);
- Realização de Chamada Escolar;
- Racionalização e transparência na aplicação dos recursos destinados ao financiamento da Educação;
- Discussão de alternativas para capitalizar o SergipePrevidência;
- Discutir, conjuntamente com outras secretarias e setores do Governo, alternativas para enfrentar a violência social que cada vez mais tem como foco as escolas, os professores e estudantes.