Durante toda esta sexta-feira, 23, e no sábado, 24, acontece no auditório da Subsede Centro Sul do SINTESE, no município de Lagarto, o encontro de professores(as) aposentados(as) militantes do SINTESE. Os (as) professores (as) analisam no decorre do evento a situação atual do fundo previdenciário do Estado de Sergipe, que atravessa uma grande crise. Prova disso, são os atrasos no pagamento do salário dos (as) aposentados (as), que chegou a uma situação gritante quando o salário do mês de julho foi pago somente no mês de agosto.
Os (as) professores (as) aposentados (as), presentes no encontro, aprovaram uma série de proposta que serão apresentadas para deliberação, no Encontro Estadual de Professores Aposentados, na próxima quarta-feira, 28, a partir das 8h, no auditório da OAB/Sergipe, situado na Praça Camerino, em Aracaju. O objetivo das propostas é fomentar uma luta em todo Estado pela capitalização do fundo de previdência do Estado de Sergipe, para que os aposentados sejam os primeiros a receber seus vencimentos e tenham garantia que o Estado realizará o pagamento dos seus salários regularmente.
As discussões também giram em torno da atual situação da negociação do Governo de Sergipe com o SINTESE relativo ao pagamento do piso salarial do magistério. Os (as) professores (as) avaliam ainda a necessidade de revogação da lei complementar nº 213, que acabou com o Plano de Carreira do magistério estadual.
Os (as) educadores (as) presentes no encontro têm o papel de definir a organização das lutas dos professores(as) aposentados(as), para que possam ser respeitado enquanto servidores que deram sua contribuição para o povo sergipano. A direção do SINTESE avalia esse momento como de extrema importância para o envolvimento dos aposentados(as) nas lutas do SINTESE por valorização e por uma escola pública de qualidade social.
Formação
Nos dias 3, 4 e 5 de setembro o SINTESE realizará Curso de Formação Sindical para Professores(as) Aposentados (as), na Chácara João XXIII, no município de Salgado. O intuito é dar continuidade as lutas dos aposentados(as) por valorização.