SINTESE realiza plenária para aprovados do último concurso para a rede estadual

354

Nesta quarta, 9h, na sede do sindicato acontece mais uma plenária para os educadores que foram aprovados no último concurso para o magistério da rede estadual.

Na pauta: o edital publicado pela Secretaria de Estado da Educação para processo simplificado de contratação de professores; levantamento de vagas na rede estadual e atuação da comissão.

O edital prevê a contratação de 128 professores distribuídos nas seguintes matrizes curriculares: Arte, Biologia, Filosofia, Física e Sociologia.

O SINTESE reafirma a sua preocupação e posicionamento contrário à política da Secretaria de Estado da Educação em celebrar contratos temporários quando ainda há professores que foram aprovados no concurso realizado em 2012 que ainda não foram convocados.

Vale ressaltar que o concurso teve sua validade prorrogada por mais dois anos, ou seja, até o ano de 2016.

O objetivo do SINTESE ao realizar a plenária é mobilizar os aprovados no concurso e acompanhar de perto o processo. O sindicato tem conhecimento de que ainda faltam professores em determinadas disciplinas, mas antes mesmo do edital ser lançado a direção defendeu que fosse feito um profundo diagnóstico sobre qual o número real de docentes que a rede estadual tinha necessidade, mas isso não foi feito pela Secretaria de Estado da Educação.

Outro pronto discutido pelo sindicato é a questão da Gratificação por Dedicação Exclusiva, atualmente ela é usada de forma indiscriminada, fazendo com alguns professores que recebem tal gratificação estejam ocupando a vaga de um professor que prestou o último concurso.

“A comissão formada pelos aprovados se fará presente nas escolas para fazer levantamento das vagas e verificar se á desvios de função, para que as convocações sejam feitas de forma correta”, aponta a diretora do Departamento de Base Estadual, Cláudia Oliveira.