SINTESE tem audiência com governador sobre reajuste do piso para 2014

338

A primeira audiência de 2014 sobre o reajuste do piso e a negociação do passivo trabalhista de 2012 aconteceu na manhã desta quinta-feira, 27, no Palácio de Veraneio.

A audiência contou com a participação dos secretários Jeferson Passos, Fazenda; Belivaldo Chagas, Educação; José Sobral, Casa Civil; João Augusto Gama, Planejamento, Orçamento e Gestão. A comissão de negociação da rede estadual do SINTESE estava acompanhada de sua assessoria política e jurídica, além do economista do DIESSE Luiz Moura e da deputada estadual Ana Lúcia.

A presidenta do SINTESE, Ângela Melo colocou que aquela audiência era fruto de acordo feito em 2013 para que fosse discutida a negociação do passivo trabalhista relativo ao reajuste de 2012, a implantação do reajuste do piso de 2014 e a futura revogação da Lei Complementar 213/2011.

O governador Jackson Barreto voltou a apontar as dificuldades financeiras que o Estado de Sergipe vive .

Os membros da comissão de negociação e a deputada Ana Lúcia colocaram que é possível encontrar uma saída para que o reajuste do piso em 2014 seja pago o mais rápido possível, até para evitar outro passivo trabalhista. Luiz Moura inclusive alertou o governador e aos secretários criar mais outro passivo trabalhista e a demora em resolver o de 2012 só faz a situação ficar mais crítica.

Ângela apelou para que o governo do Estado buscasse uma proposta de pagamento o mais rapidamente possível, ela lembrou que a discussão e implantação do reajuste de 2014 foi negociada junto com o reajuste de 2013 em audiência (realizada em novembro) que culminou no acordo do pagamento das duas primeiras parcelas do retroativo (relativo ao reajuste de 2013) no mês de dezembro.

Com o objetivo de materializar uma solução a deputada Ana Lúcia sugeriu que fosse formada uma comissão com participação dos secretários da Fazenda; Planejamento, Orçamento e Gestão e Educação e a comissão de negociação do SINTESE para discutir formas de garantir o reajuste de 2014 e o passivo trabalhista de 2012.

A sugestão foi acatada e na próxima quinta-feira, dia 06, às 15h na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão acontece a reunião.

Na segunda-feira, 10, às 10h acontece uma nova audiência com o governado Jackson Barreto e dia 11 a partir das 15h no Instituto Histórico e Geográfico assembleia da categoria.