Na manhã de hoje, 24, na inauguração da Escola Municipal Maria do Céu, integrantes da comissão de negociação do SINTESE no município de Barra dos Coqueiros abordaram o prefeito Alberto Macedo e cobraram o agendamento de audiência.
Desde janeiro que o sindicato tenta agendar audiência com o gestor municipal barracoqueirense para tratar do pagamento da atualização do piso do magistério em 2022. No sábado, dia 20, os professores encontram o prefeito no povoado Jatobá e o mesmo informou que até ontem, dia 23, agendaria audiência. Como nenhum ofício chegou ao sindicato, uma nova abordagem foi feita.
Audiências com o secretário de Educação já aconteceram, mas foram infrutíferas, pois quem toma a decisão final é o prefeito.
“Não estamos exigindo nada além do nosso direito, atualização do piso é lei e precisa ser cumprida. Há, inclusive, condições financeiras para fazê-la, os motivos pelos quais ainda não foi implementada são desconhecidos para nós”, afirma Emanuela Pereira, diretora do Departamento de Bases Municipais do SINTESE.
O piso salarial do magistério é garantido para professores e professoras, da rede pública de todo o Brasil, desde 2008, pela Lei Nacional 11.738. A Lei determina que o piso deve ser atualizado anualmente, sempre no mês de janeiro. É também importante destacar que a atualização deve ser feita assegurando os direitos da carreira e cumprindo decisões do STF e STJ.
