Apesar da prefeitura de Santana do São Francisco ter recebido do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação o montante de R$ 85.830,00 (até o dia 1º de julho) para compra de gêneros alimentícios que compõem a alimentação escolar, os alunos da rede municipal sofreram com a irregularidade no fornecimento de comida nas escolas durante o primeiro semestre de 2014.
O fornecimento irregular da alimentação escolar indignou os professores da rede municipal, que em assembleia da categoria decidiram paralisar suas atividades nos dias 15, 16 e 17 de julho.
A falta de alimentos nas escolas teve como responsável a prefeita Maria das Graças Monteiro Feitosa Silva, (mais conhecida como Preta), que não realizou a licitação para a compra dos gêneros alimentícios.
Mas a má aplicação de recursos destinados à educação não está só na alimentação escolar. Prova disso é o estado que as escolas da rede municipal se encontram, faltam até carteiras para os alunos sentarem. Apesar de receber verbas do Ministério da Educação anualmente a Prefeita Maria das Graças não aplica os recursos de forma integral para assegura o bom funcionamento das escolas da rede municipal.
Direto negado
Outro motivo que levou os professores da rede municipal de Santana do São Francisco a paralisarem suas atividades é falta de compromisso da prefeita Maria das Graças com o cumprimento do reajuste anual do piso salarial do magistério.
Mesmo com diversas tentativas de diálogo e negociação a prefeita até a presente data não concedeu o reajuste do piso salarial dos anos de 2013 e 2014 aos professores do município. Para 2013 o reajuste do piso ficou estabelecido em 7,97% e para 2014 em 8,32%.
A Lei Federal 11.738/2008, que assegura o piso salarial aos professores da rede pública, é clara ao colocar que o reajuste do piso deve ser concedido aos professores anualmente sempre no mês de janeiro. Neste sentido, a Prefeita Maria das Graças está há um ano e sete meses fora da lei, prejudicando os educares da rede municipal de Santana de São Francisco.
Os professores da rede municipal de Santana de São Francisco desejam contar com o apoio de toda a população da cidade para mostrar a prefeita que só se faz educação com garantia de direitos, dignidade e respeito.