Indiaroba: prefeito paga apenas 50% do salário de outubro

537

Em mais uma ação de desrespeito contra os professores da rede municipal, a prefeitura de Indiaroba atrasou e parcelou o pagamento do salário de outubro. Na última quinta-feira (12) os professores receberam apenas 50% do salário de outubro e para tornar a situação ainda pior, não há previsão de quando o prefeito, José Leal da Costa Bitencourt, irá pagar o restante do salário. Os professores de Indiaroba estão em greve desde o dia 3 de novembro.

Além de pagar apenas 50% do salário de outubro, a prefeitura deve também aos professores a remuneração de férias referente a junho de 2015 e os retroativos do Piso Salarial dos anos de 2013 (janeiro a março), 2014 (janeiro) e 2015 (janeiro e fevereiro).

“Não há justificativa para o parcelamento e atraso no pagamento dos salários dos professores, pois os recursos do FUNDEB [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] destinado a Indiaroba não tiveram queda e são depositados pontualmente na conta do município”, aponta a diretora do departamento de Bases Municipais do SINTESE, professora Sandra Moraes .

Por diversas vezes, se valendo da Lei de Acesso a Informação, o SINTESE solicitou da prefeitura de Indiaroba as folhas de pagamento da educação para realizar estudos, a fim de conferir se as verbas destinadas à educação estão sendo devidamente utilizadas. No entanto, desde agosto de 2014 a prefeitura se recusa a entregar as folhas de pagamento.

Mas a prefeitura não nega direitos apenas aos professores, os outros servidores do município também sofrem com a prática covarde de parcelamento e atrasos de salários. Desde setembro de 2014, os servidores lidam com constantes atrasos em seus pagamentos. Eles chegam a receber com 20 e até 30 dias de atraso.

“Diante do desrespeito da prefeitura, da falta de perspectiva e da negação de direitos, esperamos mais uma vez contar com o apoio e a compreensão da população nesta luta por justiça, valorização e por uma educação digna e de qualidade social para as filhas e filhos dos trabalhadores deste município”, coloca o representante da comissão sindical e professor da rede municipal de Indiaroba, Wanderclan de Oliveira.