Lagarto: professores continuam em greve a aguardam nova audiência dia 18

437

Os educadores da rede municipal de Lagarto desocuparam na manhã desta quinta-feira o prédio da Câmara Municipal. Durante o processo fizeram o enterro simbólico dos vereadores Cláudio de Dona Lêu, Valmir de Carminho, Gilberto da Farinha, Eraldo da Carmelita, Marta da Dengue, Washington da Mariquita, Enilton da Farmácia, Adson do Leite, Fraga da Brasília. Todos eles se posicionaram a favor do projeto de lei enviado pelo prefeito Lila Fraga que corta direitos e traz graves prejuízos ao magistério lagartense.

Logo após a desocupação e caminhada pelas ruas do centro da cidade, os educadores realizaram assembleia e decidiram continuar a greve iniciada no dia 18 de maio.

Na tarde da quarta-feira, ocorreu audiência intermediada pelo Ministério Público onde os educadores esperavam uma proposta da administração municipal para reajuste do piso do magistério (o último reajuste foi em 2013), um calendário de reforma das unidades de ensino e também alternativas para o pagamento do passivo trabalhista, mas o Poder Executivo não apresentou nenhuma alternativa para as reivindicações.

Uma nova audiência está marcada para o dia 18 e os educadores têm a perspectiva que a administração apresente propostas para as reivindicações e também para reordenação da rede. A partir de um avanço da administração municipal na pauta na garantia dos direitos dos educadores, a categoria irá discutir o calendário letivo.