A audiência ocorrida nesta quarta, 16, foi intermediada pela deputada estadual Ana Lúcia
Uma comissão formada por três representantes da prefeitura de Nossa Senhora da Glória e três representando o SINTESE irão discutir os problemas e corrigir as irregularidades e inconstitucionalidades dos novos Plano de Carreira e Estatuto do Magistério. A primeira reunião acontece na segunda, 22, às 14h na Secretaria Municipal de Educação.
Esse foi o resultado da audiência, intermediada pela deputada estadual Ana Lúcia, entre o SINTESE e o prefeito de Nossa Senhora da Glória, Francisco Carlos Nogueira Nascimento (Chico do Correio). O sindicato já tinha conversado com o prefeito sobre a necessidade da revogação das leis que alteraram o Plano de Carreira e o Estatuto do Magistério.
Nessa reunião, o sindicato apresentou estudos sobre todos os problemas, irregularidades e inconstitucionalidades encontradas nas duas leis. “Desde que as leis foram aprovadas, fizemos estudos e mostramos ao prefeito que elas são problemáticas e trazem diversos prejuízos para a categoria”, aponta Roberto Silva dos Santos, vice-presidente do SINTESE.
Entenda o ocorrido
No dia 11 de outubro, Chico do Correio conseguiu aprovar leis que alteraram o Plano de Carreira e o Estatuto do Magistério. Entre as mudanças mais polêmicas estão a ampliação da jornada de trabalho para até 60 horas e o aumento nos anos trabalhados para aposentadoria (mulher 32 anos e homem 36 anos). Nenhuma das mudanças foi discutida com os representantes do magistério.
Os professores logo que souberam das mudanças buscaram audiência com o prefeito no sentido de que ele não sancionasse as leis. Duas paralisações aconteceram e agora a expectativa do SINTESE é que os problemas sejam corrigidos.